[weglot_switcher]

Quase 20 milhões de euros em apenas um mês. Quanto pode ganhar Jorge Mendes neste mercado?

Jorge Mendes continua a ser o principal agente de futebol a nivel mundial. O agente português não teve contratempos relativos à pandemia de Covid-19 e, como prova do seu trabalho, finalizou cinco negócios no espaço de um mês, todos eles avultados, que poderão render ao agente português quase 20 milhões de euros.
28 Setembro 2020, 17h40

Nem a pandemia de Covid-19 conseguiu atrasar o ‘superagente’, prova disso são os cinco negócios no espaço de um mês, com quatro jogadores portugueses e um argentino que renderam a Jorge Mendes 19,7 milhões de euros, com base na média de 10% que o agente recebe por cada negócio.

A mais recente transferência de Rúben Dias é a prova de que Jorge Mendes, quanto muito, reforçou a sua influência no mundo do futebol depois da pandemia de Covid-19 ter exposto as fragilidades do desporto rei. A saída precoce da Liga dos Campeões do SL Benfica, obrigou o clube a vender, e rapidamente foi concluído o negócio que promoveu o regresso de Nicolas Otamendi, ex-FC Porto, a Portugal, permitindo um encaixe aos ‘encarnados’ de 68 milhões de euros fundamentais para as contas dos ‘encarnados’, mais um jogador experiente e importante para a estratégia de Jorge Jesus.

Com este negócio e, partindo do princípio que Jorge Mendes receberá 10% de ambos os negócios, o ‘superagente’ vai encaixar 6,8 milhões de euros referentes a Rúben Dias e mais 1,5 milhões de euros vindos do negócio do argentino Nicolás Otamendi.

A estes negócios juntam-se os dois portugueses que rumaram ao Wolverhampton FC, equipa que tem sido cliente habitual de Jorge Mendes, Nelson Semedo (30 milhões de euros) e Fábio Silva (40 milhões de euros), dos quais o dono da Gestifute receberá três e quatro milhões de euros respetivamente. Por fim, a chegada do internacional português, Diogo J., ao campeão inglês Liverpool FC por 44,7 milhões de euros, poderá ter rendido a Jorge Mendes 4,4 milhões de euros.

A oito dias da janela de transferências fechar em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e a 18 dias de fechar em Inglaterra, será de esperar que aconteçam mais algumas movimentações. Com o portfólio da Gestifute, esta janela de transferências poderá ter um impacto bastante positivo na agência de jogadores e, especialmente, em Jorge Mendes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.