[weglot_switcher]

Quatro empresas portuguesas integram a lista de líderes climáticos de 2021 do “Financial Times”

De um total de 300 empresas “líderes climáticas”, o “Financial Times” selecionou quatro companhias portuguesas do sector energético, bancário e de retalho.
18 Maio 2021, 14h28

O jornal britânico de economia e finanças publicou, esta terça-feira, o ranking “Líderes climáticos da Europa em 2021”. Uma lista composta pelo próprio jornal em parceria com a Statista, uma empresa alemã especializada em estudos de mercado e de consumidores, onde são avaliados os compromissos climáticos das empresas e as metas alcançadas até agora.

De um universo de quatro mil empresas comprometidas com uma redução significativa da emissão de gases de efeito estufa, o “Financial Times” destacou 300. Desse número, quatro são portuguesas: a EDP Renováveis, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a Jerónimo Martins e o Millenium BCP, representando o sector energético, bancário e de retalho.

Olhando para os valores, a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade, sediada em Espanha, regista uma redução de emissão de gases de efeito de estufa (GEE), entre 2014 e 2019, de 92,1%, enquanto que  a Jerónimo Martins reduziu 17%, a CGD 30,3% e o BCP 23,2%, no mesmo período.

O jornal explica que embora algumas das percentagens sejam de dois dígitos, deve ser tido levam em consideração apenas as chamadas emissões de “escopo 1 e 2” – ou seja, respetivamente, aquelas produzidas diretamente pela própria empresa e aquelas produzidas pela geração da energia utilizada pela empresa.

A lista é ainda composta por 93 empresas britânicas e 35 suíças e alemãs, fazendo deste trio os países com maior representação neste ranking.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.