[weglot_switcher]

Quatro Estados árabes do Golfo dispostos a dialogar com o Qatar

A Arábia Saudita, o Bahrein, os Emirados Árabes Unidos e o Egito anunciaram que estão dispostos a iniciar um diálogo com o Qatar, se Doha aceitar lutar contra o terrorismo.
30 Julho 2017, 15h41

Segundo a Euronews, o quarterto reuniu-se este domingo em Manama, capital do Bahrein, para analisar a situação, que se encontra num impasse.

Há cerca de dois meses, os quatro Estados anunciaram um corte nas relações diplomáticas com Doha, assim como uma série de sanções destinadas a isolar o Qatar.

A agência europeia de notícias revela ainda que no dia 22 de junho, o quarteto deu a conhecer uma lista de exigências para reatar relações com o país, como o fecho definitivo do canal de informação multilingue al-Jazeera e de uma base militar turca, assim como um distanciamento do Irão, o grande rival da Arábia Saudita na região.

Contudo, os esforços mediadores da parte do Koweit nem da parte de diferentes países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, foram capazes de apaziguar a crise regional.

A Euronews considera que se trata de uma crise considerada como a mais grave sofrida pelo chamado Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), desde que foi criada a organização, em 1981.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.