[weglot_switcher]

Que palavras estão associadas ao conceito de trabalho no futuro?

Um grupo de 16 oradores nacionais e internacionais dará resposta a estas e outras perguntas este sábado, 25 de novembro, a partir das 9h00, nas instalações da tecnológica Blip, no Porto. na conferência X-Future.
25 Novembro 2017, 08h01

Que modelos de negócio vão prosperar no futuro? Como serão os espaços de trabalho? Qual será o impacto da automatização e da inteligência artificial na indústria? E nos indivíduos? Estaremos prontos para o rendimento universal? Ao longo de todo o dia de sábado, na Avenida de Camilo, na Invicta, 16 oradores nacionais e internacionais darão resposta a estas e outras perguntas.

Daniel Ospina, organization designer, explicará como tem trabalhado com startups e grandes empresas para as tornar mais resilientes. O tema será também abordado pela catalã Gabriela Masfarré Pintó, responsável pela “Ideas for Change”, que tem estudado alguns dos modelos de negócio mais conhecidos e bem-sucedidos do mundo e está agora a apoiar startups e grandes empresas a testar novos modelos de negócio.

O tão atual tópico do rendimento universal será analisado pelo alemão Steve Mein, enquanto o holandês Fabian Baumer analisará as  implicações da robotização no futuro do trabalho.

Amanhã no Porto haverá ainda espaço para conhecer projetos espalhados pelo mundo que têm como propósito alterar a perspetiva do conceito de trabalho. Leilani Franklin-Apted, uma americana que cresceu na Ásia, traz à Invicta “Unsettled”, a plataforma global de mobilidade e trabalho, que promove “retiros de co-working e co-living”. Ou seja, oferece a uma pessoa a possibilidade de quebrar a rotina de trabalho e mudar-se durante um mês para uma cidade estrangeira, em países tão distintos como Marrocos, Colômbia, Peru, Nicarágua, Espanha, Indonésia, Portugal ou Argentina. A partir daí poderá manter a sua rotina de trabalho remotamente.

“Startup Guides, Startup Everywhere” será dado a conhecer pela sua fundadora, a dinamarquesa Sissel Hansen. Com o objetivo de espalhar o conhecimento sobre o mundo das startups e capacitar as pessoas a começar novos negócio em qualquer parte do mundo, o projeto soma já um total de 20 guias relativos a cidades como Copenhaga, Londres, Madrid, Estocolmo, Paris, Oslo, Lisboa, Viena ou Telavive, e ainda duas lojas físicas, situadas em Berlim e em Lisboa, na Lx Factory.

Hélder Martins, CEO da Blip, apresentará o modelo de gestão horizontal seguido pela empresa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.