[weglot_switcher]

“Quem investe em bitcoin, deve estar preparado para perder todo o dinheiro”

O regulador do Reino Unido alertou para os riscos das criptomoedas, tal como a comissão portuguesa também fez.
16 Dezembro 2017, 12h47

O diretor executivo da Autoridade para a Conduta Financeira (ACF) do Reino Unido alertou para os riscos das criptomoedas. Em entrevista à BBC, Andrew Bailey avisou que os investidores em bitcoin, cujo valor disparou desde o início do ano, devem estar preparados para potenciais perdas de capital.

“Se olharmos para o que tem acontecido este ano, aconselharia cautela. Sabemos relativamente pouco sobre o que o forma o preço da bitcoin”, disse Bailey. “Quem quer investir em bitcoin, tem de estar preparado para perder todo o dinheiro”.

A bitcoin negoceia este sábado acima dos 18.000 dólares, sendo que desde o início do ano já valorizou mais de 1.750%, de acordo com dados do CoinDesk.

Segundo Bailey, a falta de regulamentação por parte dos governos e bancos centrais sobre a criptomoeda mais popular do mundo, faz com que o investimento não seja seguro e comparou o risco de investir em bitcoin com jogos de sorte.

Em Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários admitiu no relatório “Risk Outlook” de outono, publicado esta sexta-feira, que a proteção para os investidores é muito “limitada” para quem investe em moedas virtuais como a bitcoin, a ethereum, a dash, a monero, a ripple e a litcoin.

O regulador do mercado de capitais que recentemente em Portugal lançou uma ação de fiscalização para o apuramento exaustivo de toda a oferta de produtos financeiros que têm como ativo subjacente a bitcoin ou outra moeda virtual, voltou a alertar para a falta de proteção dos investidores que transacionam ativos denominados nestas moedas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.