[weglot_switcher]

Quem vai ganhar um Óscar? Conheça os nomeados

“Roma” e “Favorita” lideram as nomeações, Christian Bale conquista lugar na competição para Melhor Ator e “Black Panter” torna-se no primeiro filme da Marvel a competir pelo prémio principal. O JE conta-lhe tudo sobre as nomeações da academia.
22 Janeiro 2019, 14h49

Apesar da cerimónia dourada só acontecer a 24 de Fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles, hoje foi dia de conhecer os nomeados das mais de 20 categorias premiadas. Kumail Nanjiani e Tracee Ellis Ross chegaram em livestream e, entre descontraídos queixumes que desmascaravam a escolha horária da Academia para a transmissão (perto das cinco e meia da manhã nos Estados Unidos) , deram voz às nomeações mais aguardadas do ano.

Depois de, no início deste ano, Mahershala Ali ter arrecadado o Globo de Ouro para melhor ator secundário, pela sua prestação em “Green Book – Um Guia Para a Vida“, soma outra nomeação na mesma categoria. O ator americano compete com Adam Driver, que protagoniza Flip Zimmerman em  “BlacKkKlansman: O Infiltrado”, Sam Elliot, o agente e principal apoio de Jackson Maine (Bradley Cooper) em “Assim Nasce Uma Estrela“, Richard E. Grant, que dá vida a Jack Hock em “Can You Ever Forgive Me?” e Sam Rockwell, que interpreta George W. Bush no drama”Vice“.

Já “Roma” e “A Favorita” arrecadaram o mesmo número de nomeações e partem empatados para a corrida mais aguardada do cinema mundial. Os filmes de  Alfonso Cuarón e Yorgos Lanthimos, respetivamente, somaram 10 nomeações, entre elas para Melhor Filme, a par de “Black Panther”, “BlackkKlansman; O Infiltrado”, “Bohemian Raphsody”, “Green Book: Um Guia Para a Vida”, “Assim Nasce Uma Estrela” e “Vice”.

Christian Bale é outro dos favoritos na corrida para Melhor Ator. Depois de ter protagonizado uma das maiores transformações da história do cinema como Dick Cheney em “Vice” e de ter levado para casa o Globo de Ouro no inicio do ano, o ator volta a merecer outra nomeação, desta vez atribuída pela academia dourada. Na competição pela estatueta de melhor ator, junta-se Badley Cooper,  Viggo Mortensen, Willem Dafoe e Rami Malek.

No feminino, a mesma categoria debate-se entre Yalitza Aparicio, pela sua prestação em “Roma“, Lady Gaga, pelo seu surpreendente papel em “A Star is Born“, Glenn Close, Olivia Colman e a divertida Melissa McCarthy.

Ainda não é conhecido o apresentador da 91º cerimónia dos Óscares mas, com ou sem porta-voz, os vencedores serão conhecidos no próximo dia 24 de Fevereiro.

Melhor Filme 

“Black Panther”

“Bohemian Rhapsody”

“Roma”

“A Star is Born”

“Vice”

“Blackkklansman”

“Green Book”

“The Favourite” 

Melhor Ator

Christian Bale em “Vice” 

Bradley Cooper em “A Star is Born” 

Viggo Mortensen em “Green Book”

Willem Dafoe em “At Eternity’s Gate”

Rami Malek em “Bohemian Rhapsody

Melhor Atriz

Yalitza Aparicio em”Roma

Lady Gaga em “Assim Nasce Uma Estrela”

Glenn Close em “The Wife”

Olivia Colma em “The Favourite”

Melissa McCarthy em “Can You Ever Forgive Me?”

Melhor Ator Secundário

Mahershala Ali em “Green Book”

Adam Driver em “BlacKkKlansman: O Infiltrado”

Sam Elliot em “A Star is Born

Richard E. Grant em “Can You Ever Forgive Me?”

Sam Rockwell em “Vice

Melhor Atriz Secundária

Amy Adams em “Vice”

Emma Stone em “The Favourite”

Marina de Tavira em “The Rome” 

Regina King em “If Beale Street Could Talk”

Rachel Weisz em “The Favourite” 

Melhor Realizador

Spike Lee por “BlackkKlansman

Pawel Pawlikowski por “Cold War”

Yorgos Lanthimos por “A Favorita”

Alfonso Cuarón por “Roma”

Adam McKay por “Vice”

 

Conheça as restantes categorias, aqui.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.