[weglot_switcher]

Quer comprar a primeira casa e não sabe como funciona o crédito à habitação? Veja o que deve ter em conta

Ter dois titulares pode ser uma vantagem: o facto de haver mais de que um titular pode representar um menor risco no assegurar o pagamento das prestações.
29 Maio 2020, 13h07

Quer comprar a primeira casa e não sabe como funciona o crédito à habitação? A DECO deixa-lhe aqui algumas informações que deve ter em conta!

Actualmente é muito difícil comprar um bem imóvel sem recurso ao crédito à habitação.

Antes de tomar essa decisão, os consumidores devem fazer uma pesquisa prévia para conhecer os passos que deve dar. Procure consultores experientes que saibam aconselhá-lo e indicar-lhe as condições mais apropriadas para si.

Um processo de compra de um bem imóvel através do recurso ao crédito à habitação passa por diversas etapas até ser realmente aprovado. Em primeiro lugar, temos toda a documentação necessária, depois a sua entrega para a pré-aprovação do crédito, a avaliação do bem imóvel, a decisão final de aprovação do crédito e por fim a escritura da compra da casa.

Acresce que os bancos desde 1 de julho de 2018, fruto de nova legislação, implementaram mais restrições para aprovação do crédito à habitação, tornando o processo ainda mais complicado. Uma dessas medidas impostas refere-se ao facto de não providenciarem financiamento a 100%. Portanto, o Banco de Portugal recomendou que o rácio loan to value deve ser inferior ou igual aos 90% do valor solicitado para os créditos para habitação própria e permanente.

Se não tem hipótese de financiar a entrada de um imóvel, a opção mais aconselhada será adquirir uma casa do banco, pois através desta via conseguirá financiamento a 100%.

Como pode encontrar este tipo de bens imóveis? Deve recorrer aos balcões das instituições bancárias, em sites de redes de mediadores imobiliários que estabelecem parceria com os bancos, em sites especializados na compra, venda ou arrendamento de imóveis ou até mesmo em sites imobiliários das próprias instituições financeiras.

Os principais requisitos para conseguir a aprovação do seu pedido de crédito à habitação passam, entre outras questões, por estes requisitos:

  1. Ter um bom historial de crédito: sabe-se que os bancos não querem perder dinheiro, pelo que os historiais de créditos dos possíveis compradores são verificados para identificar possíveis falhas de pagamento em empréstimos anteriores;

 

  1. Estabilidade profissional: os consumidores que tenham uma situação profissional estável, de forma a diminuir o risco dos envolventes do não pagamento das prestações de um dia para o outro, têm maiores probabilidades de obter o crédito.

 

  1. Ter dois titulares pode ser uma vantagem: o facto de haver mais de que um titular pode representar um menor risco no assegurar o pagamento das prestações.

 

  1. Mantenha a sua conta bancária sempre com saldo positivo: os extratos bancários são solicitados como meio de verificação da gestão financeira do seu dinheiro.

 

  1. A possibilidade de financiamento é maior para consumidores com mais de 25 anos: A idade é um factor importante a considerar na hora decisão de aprovação, pois está relacionada com a questão da estabilidade profissional.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga as nossas páginas do Facebook e Twitter!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.