[weglot_switcher]

Quer enriquecer o seu currículo e não sabe como? Experimente um destes cursos online

Enriqueça o seu currículo com formações que pode fazer através da internet. Além de serem uma forma barata de alargar o seu leque de conhecimentos, são também mais flexíveis e ajustam-se às suas necessidades.
14 Novembro 2018, 07h03

Coursera

Coursera disponibiliza cursos em várias áreas, das ciências à culinária, que são administrados por professores de topo das melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo. Entre as universidades e instituições de ensino associadas a este projeto encontram-se a Universidade do Michigan, Universidade do Illinois, Universidade da Pensilvânia, Johns Hopkins University, UC San Diego, Duke University e Stanford.

As aulas são dadas em vídeo e as avaliações são feitas através de um questionário no final de cada módulo. Há ainda fóruns de discussão entre a comunidade de alunos e professores inscritos para que seja mais fácil pôr os conhecimentos adquiridos à prova. No final do curso, receberá um certificado de participação online, que pode ser incluído no curriculum vitæ.

Canvas

A plataforma Canvas tem cursos online abertos de faculdades, universidades e institutos de ensino em todo o mundo. Os cursos que tem disponíveis inserem-se em várias áreas, indo da formação profissional à construção de valores pessoais. Entre as universidades que fazem parte deste projeto estão a Columbia University, Universidade de Manchester, Universidade de Barcelona e Zhengzhou University.

A Canvas tem a vantagem de permitir que cada aluno faça o curso à sua medida e consoante o tempo que tem disponível e que quer dedicar ao curso. Além disso, mesmo depois de os cursos terminarem, continuam online para que possa terminar os módulos que lhe faltam ou inscrever outras pessoas a quem queira recomendar os cursos.

edX

A edX é outra plataforma online onde são disponibilizados vários cursos, que lhe vão permitir alargar o seu leque de conhecimentos. Os cursos disponibilizados pela edX inserem-se em áreas como a arquitetura, direito, comunicação, ciências da computação, análise de dados e estatísticas, história, humanidades, literatura, matemática, design, biologia, música e nutrição.

A edX foi fundada em 2012 pela Universidade de Harvard e pelo MIT e oferece cursos de alta qualidade das melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo. No final de cada curso, ser-lhe-á dado um certificado de como frequentou determinado curso. A plataforma tem mais de 130 parceiros globais e os membros da EdX são os primeiros do QS World University Rankings.

British Council

Para aqueles que sempre sonharam em frequentar uma universidade no Reino Unido, esta pode ser uma excelente opção. O British Council oferece um dos 250 cursos online gratuitos, criados por mais de 35 universidades do Reino Unido. Os cursos abrangem uma vasta gama de temas, como “O Futuro da Agricultura”, “Cidades Inteligentes” ou “Tráfico de Antiguidades e Crimes Artísticos”.

Através destes cursos online, vai ter a oportunidade de experimentar o que é estudar numa universidade do Reino Unido de forma gratuita e com a comodidade de o poder fazer no seu país de origem, sem precisar de sair de casa. No final de cada cursos, ser-lhe-á dado um certificado digital em reconhecimento do seu trabalho.

Learno

Learno é uma iniciativa do European Journalism Centre (EJC), que disponibiliza cursos online para jornalistas ou estudantes de jornalismo. A Learno define-se como “uma formação em jornalismo para o século XXI: aberto a qualquer pessoa que esteja disposta a aprender, acessível em todo o lado, com uma comunidade de apoio e uma vasta listas internacional de instrutores”.

A plataforma tem disponíveis vários cursos, que vão desde introduções básicas a master classes avançadas. Alguns dos cursos de jornalismo são disponibilizados de forma gratuita com a ajuda de patrocinadores, enquanto outros estão acessíveis mediante o pagamento de um determinado montante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.