Quer votar mais cedo nas europeias? Hoje é o último dia para se inscrever

Termina hoje o prazo para a inscrição do voto antecipado nas eleições europeias, caso se encontre fora do país no próximo dia 26 de maio. A inscrição acontece numa plataforma e só tem de escolher o distrito onde vai praticar o voto.

Pedro Nunes/Reuters

A pensar em quem não consegue ir à mesa de votos para praticar o seu dever de cidadão em relação às eleições europeias, o Governo alterou as regras este ano para permitir que os cidadãos se inscrevam para o voto antecipado e em qualquer região de Portugal. A data de inscrição para o voto antecipado termina esta quinta-feira e a inscrição pode ser realizada nesta plataforma.

O ministério da Administração Interna permite, assim, “o exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições”, sendo esta data o próximo domingo, 19 de maio.

A tutela garante que “existirá uma mesa de voto antecipada em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas”, onde os eleitores poderão exercer o direito de voto entre as 8h00 e as 19h00.

À exceção do distrito de Aveiro, Coimbra, Santarém, Viseu e Porto Santo, todas as mesas de voto vão estar nas Câmaras Municipais correspondentes aos restantes distritos, cuja lista pode ser consultada aqui.

Em Aveiro, o dever de voto pode ser praticado no Centro de Congressos, enquanto em Coimbra, o eleitor terá de se dirigir aos Paços do Município. Em Santarém, os eleitores podem votar no antigo ginásio do Seminário, que é agora a sala de leitura Bernardo Santareno. Em Viseu, as votações vão decorrer nas antigas instalações do Governo Civil do distrito de Viseu. Já em Porto Santo, os eleitores madeirenses podem votar na Escola Básica da Vila.

Recomendadas

Centros de vacinação da Madeira com horário alargado entre hoje e sábado

Numa nota enviada às redações, a secretaria tutelada por Pedro Ramos indica que é possível fazer a vacina contra a gripe ou contra a covid-19 naqueles espaços, relembrando que já é possível fazer o reforço da vacina contra a doença provocado pelo novo coronavírus.

Rum da Madeira promovido na Alemanha

O Bar Convent Berlim, que contou com cerca de nove mil visitantes, é uma das principais feiras internacionais no que concerne a indústria de bar e bebidas, pois reúne, lado a lado, marcas de renome.

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira alerta para a gravidade do problema das substâncias psicoativas na região

Nos últimos onze anos apareceram em Portugal 102 novas substâncias psicoativas (NSP), entre as localidades de novos surgimentos constam a Madeira e os Açores. As ilhas são as regiões do país onde o problema dos consumos de novas drogas é maior, a seguir a Lisboa e Porto.
Comentários