[weglot_switcher]

Rainha de Inglaterra já perdeu 590 milhões de euros com desvalorização do património imobiliário

A desvalorização dos imóveis é atribuída à quarentena imposta em Londres, deixando lojas vazias e rendas por pagar. O relatório publicado esta sexta-feira cita as condições “desafiadoras” para os retalhistas em edifícios da Crown Estate “aceleradas pela pandemia de Covid-19” em todo o Reino Unido.
18 Setembro 2020, 15h25

O valor da Crown Estate, que administra áreas do oeste de Londres e da Inglaterra rural para a Rainha e o governo britânico, teve o seu valor reduzido em 540 milhões de libras (590 milhões de euros) fruto da pandemia de Covid-19 no Reino Unido, segundo a “Forbes”.

Os números foram revelados esta sexta-feira, dia 18 de setembro, no relatório anual da Crown Estate para 2019/20, onde se confirma que o portfólio Real desvalorizou 1,2% para 13,4 mil milhões de libras (14,6 mil milhões de euros).

A desvalorização dos imóveis é atribuída à quarentena imposta na capital do Reino Unido, deixando as lojas vazias e rendas por pagar. O relatório publicado hoje cita as condições “desafiadoras” para os retalhistas em edifícios da Crown Estate “aceleradas pela pandemia de Covid-19” em todo o Reino Unido.

No entanto, apesar das condições comerciais sem precedentes, a Crown Estate ainda obteve um pequeno lucro no ano passado. O presidente-executivo Dan Labbad confirmou um crescimento de 0,4%, que corresponde a 345,2 milhões de libras (377,3 milhões de euros) em receitas, “refletindo a força subjacente do nosso portfólio e a abordagem ativa da nossa equipa”, disse no relatório.

O Crown Estate – oficialmente referido como “propriedade pública do Estado soberano” pelo comité do tesouro do parlamento do Reino Unido desde 2010 – inclui partes do distrito comercial de West End de Londres, ao lado de Windsor Estate e do Ascot Racecourse.

Desde 1961, o Crown Estate tem sido uma empresa comercial independente que envia o seu lucro para o Tesouro e relata ter gerado 2,8 mil milhões de libras (3 mil milhões de euros) para as finanças do Reino Unido na última década. Não é considerado uma parte do património líquido pessoal da Rainha.

Em maio de 2019, a Forbes fez a estimativa do património líquido pessoal da Rainha em 386,1 milhões de libras (422 milhões de euros), enquanto o valor combinado das participações da Monarca Britânica com o Crown Estate, o Ducado de Lancaster (um fundo imobiliário) valiam cerca de 19,3 mil milhões de libras (21 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.