[weglot_switcher]

Rajoy pede tranquilidade: “O Estado de direito vai restaurar a legalidade na Catalunha”

O líder do executivo espanhol defendeu esta manhã na Câmara Alta as medidas de aplicação do artigo 155 da Constituição alegando que é uma “situação excepcional” e que não atua “contra a Catalunha”.
27 Outubro 2017, 15h02

O presidente do governo de Madrid, Mariano Rajoy, pediu tranquilidade a todos os espanhóis, esta sexta-feira, depois de o parlamento regional da Catalunha ter votado a favor da declaração unilateral de independência da região. O resultado foram dez votos de apoio, dois em branco e um contra a independência.

A votação aconteceu depois de os partidos separatistas da Catalunha, JxSí e CUP, terem apresentado uma moção para votação no parlamento regional em que propuseram estabelecer uma República catalã como Estado independente.

“Peço tranquilidade a todos os espanhóis. O Estado de direito vai restaurar a legalidade na Catalunha”, disse Mariano Rajoy através do Twitter. O líder do executivo espanhol defendeu esta manhã na Câmara Alta as medidas de aplicação do artigo 155 da Constituição alegando que é uma “situação excepcional” e que não atua “contra a Catalunha”. Segundo Rajoy, servirá “para evitar o abuso da Catalunha”.

Até ao final do dia, é esperado que o Senado espanhol aprove a ativação do artigo 155 da Constituição, que retira a autonomia à região espanhola. Toda a oposição catalã está contra a declaração de independência e ameaçou boicotar a votação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.