[weglot_switcher]

Recolha de garrafas de plástico já resultou em mais de 38 mil euros para os consumidores

O projecto da Novo Verde, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo, ‘Reciclar a Valer +’, já converteu a entrega de mais um milhão de garrafas de plástico PET.
5 Agosto 2021, 11h11

Desde o arranque do projeto-piloto ‘Reciclar a Valer+’, lançado em outubro de 2019, pela Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, já foram recolhidas mais de um milhão de garrafas PET. Isto, graças à máquina de reverse vending instalada no Pingo Doce da Malveira, com o objetivo de promover a economia circular através de incentivos aos consumidores.

Assim, foram emitidos mais de 40 mil vales emitidos, equivalentes a um total de 38.932,98 euros, de acordo com a nota divulgada, esta quinta-feira, que informa ainda que setembro de 2020 foi o mês com maior adesão por terem sido encaminhadas para a reciclagem mais de 74 mil unidades.

Por cada deposição, o consumidor recebe vales de desconto, consoante o tamanho das embalagens (0,02 euros para garrafas até 0,50 litros e 0,05 euros para garrafas acima de 0,50 litro e até dois litros), para descontar na loja.

Na nota, o presidente da Novo Verde, assinala que “estes resultados superaram totalmente as expectativas”, sublinhando que “os incentivos ajudam e aceleram a mudança de comportamentos, aumentando as taxas de correta deposição dos resíduos de embalagens e, consequentemente, garantindo a sua reciclagem”.

“Estes números espelham uma participação cada vez mais ativa dos consumidores, peças fundamentais na cadeia de gestão de resíduos”, acrescenta Ricardo Neto.

O projeto piloto “Reciclar a Valer+” é uma iniciativa da Novo Verde em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo – Tratamento de Resíduos Urbanos Sólidos Urbanos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.