[weglot_switcher]

Recuperação da atividade económica manteve-se durante o mês de agosto, estima INE

De acordo com os dados da síntese económica do INE, a atividade económica melhorou em agosto e prossegue uma tendência de recuperaçã. Efeito base do contexto da pandemia continua a influenciar os números.
17 Setembro 2021, 11h42

O ritmo da recuperação económica manteve-se estável durante o mês de agosto. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira, a informação quantitativa recolhida revela “taxas de crescimento homólogo menos intensas que o verificado nos meses precedentes, mas a informação disponível para o mês de agosto sugere uma melhoria da atividade económica”. À semelhança dos restantes meses, a recuperação tem sido impulsionada pela reabertura da economia e alivio das medidas restritivas.

Quanto ao mês de julho, (altura em que os valores dos indicadores são já finais), embora os indicadores sejam positivos, continuam abaixo dos níveis pré-pandémicos, com destaque para a atividade turística. No entanto, no caso das exportações de bens em termos nominais, o INE informa que o nível registado em julho foi superior ao registado no período homólogo de 2019, enquanto que as importações nominais “terão ficado próximas do valor então observado”.

Os indicadores quantitativos de síntese do INE, isto é, atividade económica, consumo privado e investimento, apresentaram em julho de 2021 crescimentos menos intensos que em junho. Todavia, em agosto, o indicador de clima económico aumentou, depois de ter
interrompido no mês anterior o perfil ascendente observado entre março e junho.

Quanto ao desemprego, as estimativas provisórias indicam que se terá situado em julho nos 6,6% menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) que em junho (7,0% em abril e 8,1% em julho de 2020).

Por sua vez, o índice de preços no consumidor (IPC) foi 1,5% em agosto, taxa idêntica à do mês anterior. Diferentemente, o índice de preços na produção da indústria transformadora acelerou em agosto para uma taxa de variação homóloga de 9,3% (8,6% no mês anterior).

Quanto à inflação, em agosto a taxa manteve-se idêntica à de julho, mas o índice de preços na produção da indústria transformadora acelerou para uma taxa de variação homóloga de 9,3% (8,6% no mês anterior), registando o crescimento mais elevado da série atual com a qual o INE trabalha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.