[weglot_switcher]

Redes sociais arriscam coimas de Bruxelas por conteúdos extremistas

O comissário europeu para a Segurança não tem visto “um progresso suficiente” no que diz respeito à remoção de conteúdos terroristas.
20 Agosto 2018, 20h34

A Comissão Europeia está a planear obrigar plataformas como o Twitter, o Facebook ou o YouTube a pagar conteúdos extremistas no período máximo de uma hora ou arriscam-se a coimas.

Em entrevista ao “Financial Times” (FT), o comissário europeu para a Segurança adiantou que a União Europeia iria tomar “medidas mais fortes para proteger os cidadãos”. Na sequência dos vários ataques terroristas que têm afetado a Europa nos últimos anos, Julian King explicou que a lei se aplicaria tanto aos pequenos players de redes sociais como aos maiores.

“As plataformas têm diferentes capacidades para agir contra o conteúdo terrorista e as suas políticas para fazê-lo nem sempre são transparentes”, criticou o porta-voz de Bruxelas. A nova regulação deverá ter ‘luz verde’ já no próximo mês, de acordo com a informação veiculada pelo jornal britânico.

Julian King não tem visto “um progresso suficiente” no que diz respeito à remoção de conteúdos terroristas. “Não nos podemos dar ao luxo de relaxar ou nos tornarmos complacentes diante de um fenómeno tão sombrio e destrutivo”, defendeu.

Ao FT, o comissário europeu referiu que “a diferença no tamanho e recursos significa que as plataformas têm capacidades diferentes para agir contra o conteúdo”. “Tudo isso leva a que esse conteúdo continue a proliferar em toda a Internet, reaparecendo depois de excluído e espalhando-se de plataforma em plataforma ”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.