[weglot_switcher]

Redução na carga fiscal e benefícios a estrangeiros: Algo está a mudar na Dinamarca

Executivo quer reduzir os impostos em cerca de 3 mil milhões de euros. A ideia é incentivar a população a trabalhar para, mais tarde, gerar uma receita superior. O país está no pódio da maior carga fiscal em relação ao PIB, de acordo com a OCDE.
  • Ministério das Finanças da Dinamarca
29 Agosto 2017, 16h34

O governo da Dinamarca propôs uma série de cortes de impostos em todos os escalões de rendimentos para ser aplicada no período máximo de oito anos. O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, quer diminuir a carga fiscal do país em 23 mil milhões de coroas (cerca de 3 mil milhões de euros à cotação atual), de acordo com um comunicado do executivo.

O ministro das Finanças da Dinamarca, Kristian Jensen, disse que, com esta proposta, o governo está a lidar com um conjunto de desafios concretos. “Estamos a aumentar os ganhos associados ao trabalho, estamos a tornar mais atraente trabalhar mais e estamos a garantir que vale mais a pena poupar para a reforma”, referem os governantes do país, na nota oficial, divulgado esta terça-feira pela Bloomberg.

Segundo os mesmos, o gabinete de Kristian Jensen também sublinhou que vai reforçar a taxa de imposto corporativa para garantir que a Dinamarca permaneça competitiva perante os seus parceiros comerciais. A ideia é incentivar a população a trabalhar para, mais tarde, gerar uma receita superior através do Imposto sobre o IVA, por exemplo. O responsável pela tutela já tinha explicado o que pretendia, numa conferência de imprensa em Copenhaga.

“Ainda há espaço para o crescimento das despesas públicas, e espaço para dar prioridade ao bem-estar dos dinamarqueses, como faz este governo”, enfatizou o ministro das Finanças do país que está no pódio da maior carga fiscal em relação ao PIB, de cerca de 47% em 2015, segundo as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. “Este não é um jogo [entre impostos e bem-estar] de soma zero”, concluiu.

Também o ministro dinamarquês da Indústria, Economia e Assuntos Financeiros, Brian Mikkelsen, anunciou recentemente a intenção de avançar com mais isenções fiscais para estrangeiros altamente qualificados. O jornal local Copenhaghen Post deu conta de que pretende expandir o chamado forskerordning, o regime fiscal que permite que investigadores estrangeiros e altos funcionários sejam colocados numa taxa de imposto baixa na Dinamarca, durante alguns anos, desde que ganhem mais de 63.700 coroas por mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.