[weglot_switcher]

Referendo catalão: Rajoy ativa mecanismo para aplicar artigo 155º

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou esta quarta-feira em conferência de imprensa que vai ativar o mecanismo para aplicar artigo 155º da Constituição para por fim às pretensões independentistas da Catalunha.
11 Outubro 2017, 11h16

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou esta quarta-feira em conferência de imprensa que vai ativar o mecanismo para aplicar artigo 155º da Constituição para por fim às pretensões independentistas da Catalunha. A decisão do Governo espanhol surge depois de esta terça-feira a região ter declarado unilateralmente a sua independência e logo depois a ter decidido suspender.

Mariano Rajoy pede ao Governo espanhol para que “clarifique se declarou ou não a independência”, tendo em conta que este será um “requerimento necessário para ativar o artigo 155 da Constituição”. A aplicação do artigo permite ao Governo espanhol suspender a autonomia da Generalitat (Governo regional) da Catalunha e retirar o poder de decisão do presidente Carles Puigdemont, invalidando a declaração de independência.

“Queremos dar certezas aos cidadãos”, explicou aos jornalistas o líder do Executivo espanhol. “O Conselho de Ministros requerer formalmente ao governo da Generalitat que confirme se declarou a independência da Catalunha à margem da deliberada confusão e quando a mesma entra em vigor”.

O primeiro-ministro espanhol diz ainda que “se [Carles] Puigdemont manifestasse a vontade de respeitar a lei e restabelecer a normalidade institucional, colocar-se-ia um ponto final a este período de instabilidade, de tensões e de quebra de convivência”. “E é isto que todos querem e todos esperam”, garante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.