[weglot_switcher]

Regime de layoff simplifcado injetou 580 milhões nas empresas

No total, apoios a famílias e empresas atingiram os 778 milhões de euros, abrangendo 1,2 milhões de pessoas.
  • João Relvas/Lusa
16 Junho 2020, 15h38

O regime de layoff simplificado injetou um total de 580 milhões de euros nas empresas para fazerem face à pandemia da Covid-19.

No total, estes apoios abrangeram 850 mil trabalhadores num total de 105.404 empresas, segundo os dados divulgados hoje pela ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Esta medida serviu para as “terem um instrumento para manterem os postos de trabalho e terem liquidez para pagarem salários”.

“Foi um instrumento muito eficaz, serviu de amortecedor para um aumento demasiado grande do desemprego”, afirmou Ana Mendes Godinho na audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Trabalho e Segurança Social sobre o Orçamento do Estado retificativo.

Além do regime de layoff simplificado, outros apoios para famílias e trabalhadores aprovados durante a pandemia apoiaram 1,222 milhões de pessoas, num universo de 144.464 empresas, num valor total de 778 milhões de euros.

Os dados da Segurança Social também apontam que o apoio excecional às famílias abrangeu 181.723 famílias, com 43 milhões de euros pagos.

Já os apoios a trabalhadores independentes e sócios-gerentes abrangeu 165 mil pessoas, com 104 milhões de euros pagos.

Por sua vez, a prorrogação automática do subsídio de desemprego e do Rendimento Social de Inserção (RSI) teve 40.435 beneficiários, num valor de 18 milhões.

Para a ministra Ana Mendes Godinho, a pandemia da Covid-19 reforçou a importância do sistema de Segurança Social “ser forte e robusto no momento de responder a empresas e famílias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.