[weglot_switcher]

Regras dos próximos debates entre Trump e Biden vão mudar, depois do primeiro frente-a-frente polémico

A Comissão de Debates Presidenciais ainda está a avaliar as mudanças a levar a cabo nos próximos debates, mas Joe Biden pede que possam desligar o microfone do candidato que não está a falar.
30 Setembro 2020, 21h18

O grupo que administra os debates das eleições presidenciais dos EUA apontou esta quarta-feira, 30 de setembro, que mudará as regras dos debates entre o presidente Donald Trump e Joe Biden, após críticas generalizadas, segundo a “Reuters”.

“O debate da noite passada deixou claro que uma estrutura adicional deve ser adicionada ao formato dos debates restantes para garantir uma discussão mais ordenada das questões”, referiu a Comissão de Debates Presidenciais em comunicado, acrescentando que está a “ponderar cuidadosamente as mudanças que vai adotar e anunciará essas medidas em breve. ”

O primeiro frente-a-frente entre os candidatos à Casa Branca, de 90 minutos, na noite de terça-feira foi considerado por muitos como “caótico” e ficou marcado pelas constantes interjeições e interrupções do presidente republicano ao seu rival democrata e ao moderador, bem como pelas réplicas furiosas de Biden.

Joe Biden, durante a sua campanha em Ohio esta quarta-feira, revelou esperar que os organizadores dos futuros debates possam desligar o microfone do candidato que não está a falar. “Foi um constrangimento nacional”, garantiu o candidato democrata Biden sobre o debate e o desempenho de Trump. “Não vou especular sobre o que acontecerá no segundo ou terceiro debate”, completou.

Por sua vez, Donald Trump fez o que já é um hábito: culpou o jornalista da Fox News Chros Wallace, que estava a moderar a conversa.

“Chris teve uma noite difícil. Dois contra um não era surpreendente, mas divertido. Muitos pontos importantes feitos, como atirar Bernie aos os lobos! A Esquerda Radical está livrar-se do Joe adormecido. Entusiasmo Democrata Zero Democrata, Liderança fraca”, escreveu Donald Trump.

Sobre a mudança das regras Donald Trump sublinhou, no Twitter, que deviam “tentar arranjar outro jornalista e um candidato democrata que seja inteligente”.


A Comissão de Debates Presidenciais de debate defendeu Wallace, agradecendo-lhe “pelo profissionalismo e habilidade que ele trouxe para o debate da noite passada” e prometendo “ferramentas adicionais para manter a ordem”.

Os próximos debates são os dos vice-presidentes, seguidos por mais dois debates presidenciais entre Trump e Biden no final de outubro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.