[weglot_switcher]

Reino Unido avisa Angela Merkel que vai concretizar Brexit mesmo sem acordo comercial

As negociações estão paralisadas em questões como direitos de pesca ou influência futura dos tribunais europeus.
  • boris_johnson_angela_merkel
    Filip Singer/Lusa
8 Julho 2020, 10h57

As negociações à cerca do acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia (UE) estão estagnadas, depois das divergências quanto aos direitos de pesca e à influência futura dos tribunais da UE nas leis do Reino Unido. Boris Johnson alertou que, caso não se chegue a acordo, o Reino Unido prosseguirá com a saída, segundo a “Bloomberg”.

O primeiro-ministro britânico falou com o chanceler alemã na terça-feira, dia sete de julho,  ao mesmo tempo que os negociadores do Brexit mantinham conversas informais durante um jantar privado.

As negociações estão paralisadas sobre questões como direitos de pesca, a influência futura dos tribunais da UE nas leis do Reino Unido e até que ponto o Reino Unido poderá amenizar as suas regras e ainda usufruir do acesso ao mercado único.

De acordo com um comunicado do gabinete de Johnson, “o primeiro-ministro destacou o compromisso do Reino Unido em trabalhar arduamente para encontrar um acordo antecipado com o processo de negociações intensificadas”.

No mesmo comunicado a que a “Bloomberg” teve acesso, lê-se que o primeiro-ministro britânico “observou que o Reino Unido estaria igualmente pronto para deixar o período de transição nos termos da Austrália se não fosse possível chegar a um acordo no final”.

“Termos da Austrália” é como o governo do Reino Unido se refere a não ter um acordo comercial. Johnson prometeu aos eleitores no ano passado que tinha um acordo Brexit “pronto para o forno”.

O período de transição durante o qual o comércio continua como se o Reino Unido ainda fosse um membro da UE no final de 2020. Se não for possível chegar a um acordo, os dois lados enfrentarão um choque económico adicional devido aos danos já causados ​​pelo coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.