[weglot_switcher]

Reino Unido diz à UE para não ir a Londres negociar na segunda-feira

Porém, as partes concordaram em adiar a reunião para o início da próxima semana. O adiamento surge na sequência das declarações de Boris Johnson onde este afirmara que “os líderes da UE deixaram o Reino Unido incapaz de continuar as negociações sem uma mudança fundamental na abordagem da UE”.
16 Outubro 2020, 18h38

Perante o impasse instalado nas negociações do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), um dos principais negociadores britânicos do Brexit, David Frost, comunicou ao seu homólogo europeu que não se desloque até Londres para tentar desbloquear o acordo na segunda-feira, segundo a “Reuters”.

Porém, ambos concordaram em adiar a reunião para o início da próxima semana. Segundo um porta-voz do primeiro-ministro britânico, o adiamento surge na sequência das declarações de Boris Johnson onde este afirmara que “os líderes da UE deixaram o Reino Unido incapaz de continuar as negociações sem uma mudança fundamental na abordagem da UE”.

“Consequentemente, não havia base para negociações em Londres na segunda-feira”, disse o porta-voz, acrescentando que David Frost e Michel Barnier “concordaram em conversar novamente no início da próxima semana”, segundo a agência noticiosa.

O primeiro-ministro considera que a advertência desta sexta-feira do seu homólogo britânico sobre a necessidade de o Reino Unido “preparar-se” para um ‘Brexit’ sem acordo comercial é “seguramente uma pressão” para ser ainda alcançado um compromisso.

No final de uma cimeira de líderes da UE, em Bruxelas, que teve entre os principais pontos em agenda as negociações com Londres sobre a futura relação, uma vez concluído o chamado período de transição da saída do Reino Unido do bloco europeu (no final do ano), António Costa desvalorizou o tom alarmista de Boris Johnson e sublinhou que o Conselho Europeu fez “um novo apelo a que seja possível obter um acordo, cumprindo, aliás, aquilo que resulta do Acordo de Saída” firmado entre as partes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.