[weglot_switcher]

Reino Unido e Estados Unidos estão perto de negociar cortes de tarifas comerciais

Robert Lighthizer, o representante comercial dos EUA revelou estar em negociações com a secretária de comércio internacional do Reino Unido, Liz Truss, para a remoção das pesadas tarifas impostas pelos EUA sobre produtos como o uísque escocês. 
17 Dezembro 2020, 11h43

O Reino Unido e os Estados Unidos esperam chegar a um acordo sobre a redução de tarifas comerciais, segundo Robert Lighthizer, o representante comercial dos EUA.

Durante entrevista à “BBC”, Robert Lighthizer garantiu estar “esperançoso de que possamos chegar a algum tipo de acordo”. “Não temos muito mais tempo”, garantiu. Lighthizer revelou estar em negociações com a secretária de comércio internacional do Reino Unido, Liz Truss, para a remoção das pesadas tarifas impostas pelos EUA sobre produtos como o uísque escocês.

Os comentários do representante comercial dos EUA foram feitos poucos dias depois de o Reino Unido retirar as tarifas da União Europeia (UE da fabricante de aviões Boeing , colocando-a em desacordo com o resto do bloco, na esperança de garantir um acordo comercial pós-Brexit rápido com Washington.

Os EUA e a UE estão envolvidos numa longa disputa comercial sobre subsídios à Airbus, o rival europeu da Boeing. A UE impôs tarifas sobre as importações dos EUA no total de 4 mil milhões de dólares (3,27 mil milhões de euros) após uma decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de que os EUA tinham concedido ajuda estatal ilegal à Boeing .

A OMC também decidiu que governos da UE – incluindo Reino Unido, França e Alemanha – tinham cedido ajuda estatal ilegal à Airbus. Como resultado, produtos do Reino Unido, como uísque escocês e suéteres de lã, ficaram sujeitos a tarifas de 25% cobradas pelos EUA.

No entanto, o representante comercial dos EUA sugeriu que a decisão do Reino Unido de abandonar as tarifas sobre a Boeing suficiente e como tal não foi considerada uma concessão, porque depois de deixar a UE, o Reino Unido não teria o direito de impor tarifas retaliatórias aos EUA.

Apesar de vários obstáculos potenciais, Lighthizer acredita que os problemas poderiam ser “resolvidos aqui provavelmente nas próximas duas ou três semanas “. A pouco mais de um mês para que a administração do presidente eleito Joe Biden assuma o controlo, o tempo está a esgotar-se para que a equipe de Donald Trump chegue a um acordo com o Reino Unido.

Lighthizer disse que “não há razão para que os EUA e o Reino Unido não consigam chegar a um acordo de maneira bastante expedita”, uma vez que certas questões têm sido resolvidas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.