[weglot_switcher]

Reino Unido vai lançar novo pacote de estímulos à economia

“Estamos a tentar identificar projetos prontos para começar. Queremos avançar com isso”, afirmou um membro do governo britânico ao “Financial Times”.
30 Maio 2020, 17h23

O Reino Unido prepara-se para lançar mais novo pacote de estímulos à economia britânica, centrado na criação de emprego e no desenvolvimento de projetos de infraestruturas. O plano detalhado deverá ser anunciado ainda antes verão, revela o jornal “Financial Times”, citando fontes do governo.

O pacote estará a ser preparado por Rishi Sunak, chanceler do Tesouro, e pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, para evitar que a taxa de desemprego no país atinja os 10%, como apontam as previsões de alguns analistas. O gabinete independente de Responsabilidade Orçamental prevê o desemprego atinja os 2 milhões de cidadãos do Reino Unido já no segundo trimestre.

Segundo o “Financial Times”, este projeto envolve reforço de infraestruturas de banda larga, energia verde e formação da força de trabalho, sobretudo a camada mais jovem da população – este último âmbito está a ser preparado pelo secretário de Estado da Educação, Gavin Williamson. “Estamos a tentar identificar projetos prontos para começar. Queremos avançar com isso”, afirmou um membro do governo britânico à mesma publicação.

“Agora, os nossos pensamentos, a nossa energia e recursos devem concentrar-se em planear a recuperação (…). Vamos desenvolver novas maneiras de fazer crescer a economia, apoiar os negócios, aumentar as competências e ajudar as pessoas a prosperar no novo mundo pós-Covid-19″, disse ontem Rishi Sunak, em conferência de imprensa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.