[weglot_switcher]

Reino Unido volta a classificar Portugal como país não seguro

Esperava-se que o Reino Unido pudesse reverter a decisão mas Portugal manteve-se na lista de países não seguros. Residentes no Reino Unido obrigados a cumprir quarentena caso regressem de território português.
24 Julho 2020, 12h11

O Reino Unido manteve Portugal na lista de países não seguros e vai obrigar os seus residentes um período de quarentena caso regressem de território português, avança a SIC Notícias.

A lista, cuja reavaliação é quinzenal, foi esta sexta-feira revista pelo Governo liderado por Boris Johnson e a conclusão não foi favorável para o turismo português, com especial incidência na região do Algarve. O Reino Unido terá determinado como condição para levantar a quarentena uma taxa de 20 casos por 100.000 habitantes.

O ministro dos Transportes, Grant Shapps, tinha indicado que uma reavaliação seria feita até 27 de julho, invocando o recurso a “critérios científicos e sanitários” determinados pelo Centro de Biosegurança Comum e pela direção geral de saúde de Inglaterra, com dados oficiais e modelos matemáticos da universidade London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Pressão “poderosa” insuficiente

O jornal The Times noticiou esta quinta-feira que Londres iria ceder à “pressão poderosa” do Governo português, que considerou a exclusão, no início de julho, de Portugal do grupo de destinos seguros como “absurda” e “errada” e sugeriu um impacto nas relações bilaterais.

Foi o mesmo jornal britânico que na altura avançou primeiro a potencial ausência de Portugal da lista de “corredores de viagem” devido aos surtos de casos de covid-19 na região de Lisboa no final de junho.

Também o Daily Telegraph admitia o levantamento das restrições para Portugal, eventualmente através de “corredores” regionais, acrescentando que Madeira, Açores e Algarve, os destinos mais populares dos cerca de dois milhões de turistas britânicos anuais, têm um número de casos muito reduzido comparando com Lisboa, onde estão mais de metade dos casos ativos no país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.