[weglot_switcher]

Relatório alerta para os riscos de caos nas escolas britânicas com Brexit sem acordo

Um relatório secreto elaborado pelo ministério da Educação britânico alerta para as consequências de um brexit sem acordo para as escolas.
5 Agosto 2019, 11h57

Escolas encerradas, exames cancelados e os alimentos para as refeições de alunos pode acabar, devido ao pânico da falta de alimentos que podem levar os preços a aumentar em 20%, segundo um relatório secreto do ministério da Educação citado pelo The Guardian, referindo-se aos riscos de um não acordo do Brexit.

O documento elaborado pelo Governo britânico destaca que há a possibilidade de os professores faltarem por perturbações nos transportes.

Já o facto de estarem a alertar para a falta de alimentos nas escolas pode fazer com se inicie a corrida aos supermercados. O relatório destaca que as informações sobre os receios com a falta de alimentos “podem fazer soar os alarmes e causar o pânico entre o público”.

“O armazenamento vai ser mais limitado no período que antecede o Natal. Estamos altamente dependentes das ações dos grandes distribuidores e dos outros departamentos para assegurar as provisões”, segundo o The Guardian.

“À escassez de alimentos ou ao aumento de preços, comunicaremos com as escolas sobre como podem interpretar os padrões de alimentos de forma mais flexível. O ministério pode assegurar pagamentos excepcionais, ou falar com as finanças para financiamento adicional”, garante o próprio ministério, revelando que o cenário mais desfavorável é a subida dos custos dos alimentos, aumentando assim o preço das refeições escolares.

Angela Rayner, do partido trabalhista, pediu a Boris Johnson para descartar um não acordo do Brexit, pois isso iria aumentar a miséria de um sistema escolar que tem sofrido cortes com a austeridade dos últimos anos. “Boris Johnson tem de abandonar a sua obsessão irresponsável e dispendiosa do não acordo”, afirmou Rayner.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.