[weglot_switcher]

Rendas acessíveis: Câmara de Lisboa quer alargar programa a novas freguesias

Programa “Habitar o Centro Histórico”, criado para responder à pressão imobiliária, abrange por enquanto quatro freguesias: Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente e Misericórdia.
27 Abril 2018, 19h46

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer alargar o concurso excecional para atribuição de casas a preços acessíveis no centro histórico a outras freguesias. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, durante uma visita a alguns dos edifícios que fazem parte do programa “Habitar o Centro Histórico”.

O concurso foi criado para responder à pressão imobiliária que atinge os moradores desde a entrada em vigor da nova “lei das rendas” e o crescimento do turismo. Até agora abrange as freguesias de Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente e Misericórdia. A previsão é que o número de freguesias abrangidas venha a incluir também a zona de Arroios.

“As freguesias não têm todas a mesma pressão, do ponto de visa das dinâmicas que se estão a fazer sentir na cidade. Mas nós ponderamos poder fazer esse alargamento, em particular à freguesia de Arroios, que é a fronteira norte com a freguesia de Santa Maria Maior, mas neste momento estamos a fazer este concurso, para estas freguesias com estas habitações”, indicou o presidente da Câmara.

O autarca indica que este programa é “importante”, tendo em conta o momento que a cidade vive. “É uma resposta às pessoas que vivem no centro histórico e têm uma necessidade de habitação. Este programa consiste em mobilizarmos todo o património da CML. São mais de 100 habitações, que estão neste momento a ser reabilitadas para as pessoas de mais baixos rendimentos, que moram no centro histórico e que estão em risco de perder as suas casas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.