[weglot_switcher]

Rendas da EDP vão custar 470 euros a cada consumidor

Cerca de 40% do valor pago mensalmente pelos consumidores vai diretamente para custos como a garantia de potência ou o preço especial de produção da energia eólica.
7 Junho 2017, 09h46

As dívidas dos consumidores nacionais às empresas produtoras de eletricidade totalizam 4,7 mil milhões de euros, em rendas e outros custos do sistema elétrico. Este valor significa que, cada português, deve cerca de 470 euros, mais juros, que terão de ser pagos até 2024 de forma faseada na fatura mensal da luz, segundo noticia esta quarta-feira o Jornal de Notícias.

O montante correspondente ao défice tarifário tem vindo a aumentar anualmente já que é utilizado, por decisão política, para travar os aumentos aumentos do preço da eletricidade. Grande parte do valor é devido à EDP, segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgados pelo JN.

Os consumidores pagam ainda todos os meses na fatura da luz rendas que estão agora a ser investigadas. Cerca de 40% do valor pago mensalmente vai diretamente para custos como a garantia de potência ou o preço especial de produção da energia eólica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.