[weglot_switcher]

Rendas das casas em Lisboa desceram 16,8% em 2020

No último trimestre do ano, a capital registou uma quebra de 4,8%. Na cidade do Porto, verificaram pela primeira vez desde 2015, uma descida homóloga, que se fixou nos 4,5%.
22 Janeiro 2021, 10h54

As rendas das casas em Lisboa registaram uma descida homóloga de 16,8% em 2020, de acordo com os dados que integram o Índice de Rendas Residenciais (IRR), divulgados pela Confidencial Imobiliário esta sexta-feira, 22 de janeiro.

No último trimestre do ano, a capital registou uma quebra de 4,8%, sendo que foi também o quarto trimestre seguido em que as rendas em Lisboa vieram em queda e regressando aos níveis verificados em 2017. Com a chegada da pandemia de Covid-19 no início do último ano as rendas desceram 1,8% em termos homólogos, enquanto que em termos trimestrais o mercado travou a um ritmo de -2,3%.

Por sua vez, na cidade do Porto, verificou-se pela primeira vez desde 2015, uma descida homóloga, que se fixou nos 4,5%. No último trimestre do ano as rendas registaram uma quebra de 3,2%.

No total do mercado nacional (Portugal Continental), as rendas contratadas na habitação estabilizaram no quarto trimestre de 2020, com uma variação de -0,6% em termos trimestrais e de -0,7% em termos homólogos.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, explica que “um dos fatores a influenciar esta descida nas rendas contratadas é o aumento da oferta para arrendamento na cidade. Entre início e final do ano, o número de fogos disponíveis para arrendar em Lisboa aumentou 40%, sobretudo refletindo a migração de habitações oriundas do Alojamento Local”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.