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Renovar Camp Nou para atrair público mais jovem vai custar 1,5 mil milhões de euros

o novo complexo desportivo do FC Barcelona será uma mistura entre o modelo norte-americano, utilizado no estádio do Tottenham FC, mas adaptado à capacidade atual de Camp Nou, de forma a poder acolher várias competições, incluindo desportos mais seguidos nos EUA.
  • 5 – FC Barcelona (823 milhões de euros)
2 Dezembro 2021, 10h15

Um dos principais desafios de futuro do FC Barcelona, para além da liquidez, prede-se com a reconquista do publico jovem. O clube catalão aponta à nova geração para voltar a erguer o clube e tem já um trunfo na manga: a renovação do emblemático Camp Nou. Para tal, o clube ‘blaugrana’ vai investir 1,5 mil milhões de euros de forma a tornar o seu estádio mais moderno e apelativo às gerações mais novas.

Segundo o portal “Palco 23”, o novo complexo desportivo do FC Barcelona será uma mistura entre o modelo norte-americano, utilizado no estádio do Tottenham FC, mas adaptado à capacidade atual de Camp Nou, de forma a poder acolher várias competições, incluindo desportos mais seguidos nos EUA.

“Sabemos que a aprovação do referendo representará um legado para os nossos filhos, filhas, netos e netas”, disse Joan Laporta, presidente do clube. Mas o FC Barcelona também sabe que deve despertar o interesse dos adeptos mais jovens.

Atualmente, a média de idades dos sócios do clube está acima dos 50 anos. Nesse contexto, o clube propõe um novo conceito de estádio que passa por oferecer a tecnologia disponível no novo Camp Nou, como o 5G ou um ecrã gigante de 360 ​​graus. Nesse mesmo sentido, o clube promoveu recentemente a sua secção de eSports, adquirindo uma vaga na Superliga ‘League of Legends’.

O objetivo do FC Barcelona é aumentar a experiência, sempre com foco no desporto, e ir além com uma maior interação com o público. A estratégia passará por aumentar as atividades no pré-jogo e superar o atual modelo puramente desportivo. Porém, como explicou Ferran Reverter, CEO do clube, não querem absorver a 100% o modelo norte-americano, onde às vezes o menos importante é o que acontece em campo.

Embora o clube tenha estudado detalhadamente o modelo dos estádios norte-americanos, que se caracterizam por possuírem uma hospitalidade muito poderosa, prefere evitar esse modelo, no qual o desporto chega até a um nível secundário. Como explicaram os dirigentes do clube, nos Estados Unidos os adeptos concentram-se mais nas atividades pré e pós-jogo do que no próprio evento desportivo, em que o álcool também influencia, nem sempre de forma positiva.

O Tottenham Hotspur Stadium é um dos exemplos a seguir pelos dirigentes do Espai Barça, embora com algumas diferenças porque, por exemplo, a capacidade de 62.062 espetadores é muito inferior à esperada no Camp Nou. O FC Barcelona também quer gastar menos: o custo do estádio do Tottenham foi de cerca de mil milhões de libras, numa obra, que resultou num estádio capaz de receber jogos da NFL ou espetáculos musicais.

Da mesma forma, o estádio do clube britânico conta com 60 bares e restaurantes, cervejaria própria e espaço para conferências, além de uma loja oficial. Neste caso, como no FC Barcelona, ​​a loja é um dos pontos fortes da unidade.

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