Renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão na Europa em 2017

É a primeira vez que acontece: a geração de eletricidade a partir de energias renováveis (eólica, solar, biomassa) suplantou a geração a partir de carvão, durante o ano de 2017, na Europa. Há apenas cinco anos o carvão produzia o dobro comparativamente às renováveis.

A quantidade de energia gerada pelo setor das energias renováveis superou pela primeira vez o fornecimento proveniente de fontes de carvão, durante o ano de 2017, em toda a Europa, de acordo com uma análise aos dados oficiais realizada pelo Sandbag (um “think tank” dedicado às alterações climáticas e baseado em Londres e Bruxelas).

O estudo do Sandberg revela que a geração de eletricidade a partir de energias renováveis (eólica, solar e biomassa) forneceu 679 terawatt-hora [TWh] no total, enquanto o carvão produziu 669 TWh. Importa salientar que, há cinco anos, a geração a partir do carvão era o dobro da geração a partir de energias renováveis.

Neste contexto, a revista “New Scientist” salienta que “enquanto a Holanda, Itália e Portugal tomaram decisões em 2017 no sentido de eliminarem a geração a partir do carvão, esse combustível fóssil ainda tem muitos defensores na Europa. A Espanha aumentou ligeiramente o consumo de carvão e muitos países da Europa de Leste não planeiam elimininar essa produção”, sobretudo a Polónia e a República Checa, os mais dependentes do carvão.

Relacionadas

Cleantech Camp: Procura novos empreendedores nas energias limpas

As candidaturas da terceira edição do programa Cleantech Camp, decorrem até ao dia 18 de fevereiro. A convocatória é dirigida a qualquer empreendedor com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial no setor das energias limpas.

Governo aprova parque eólico de 60 milhões parado há uma década

Situado no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, o projeto compreende uma potência instalada total de 49,27 MVA.

Governo renova por um ano incentivos para pequenos produtores de energia

Executivo decidiu manter este ano a tarifa de referência aplicável à electricidade que é vendida na totalidade à rede eléctrica de serviço público (RESP), por intermédio de unidades de pequena produção que utilizam fontes de energia renovável.

EDP Renováveis: Produção aumenta 13% em 2017

Operações da EDP Renováveis na Europa, América do Norte e Brasil geraram 42%, 55% e 3% do total de produção, respetivamente.
Recomendadas

Comércio “altamente” dependente de flutuações de preços do petróleo

Um aumento do preço do petróleo resulta numa deterioração das trocas comerciais e numa diminuição do poder de compra das famílias, segundo estudo publicado no ‘Economic Bulletin Issue’ do BCE.

‘Fair play’ financeiro: UEFA pede mais investigação ao Paris Saint-Germain

Investigação do corpo de controlo das finanças de clubes (CFCB) da UEFA tinha sido encerrada no verão, mas a UEFA decidiu reenviar o caso para a Câmara Investigatória desse órgão, para uma investigação mais aprofundada.

Porto ultrapassa Lisboa nos preços do alojamento local

Ao contrário do que se verificava tradicionalmente, os valores em Lisboa subiram 11,6%, enquanto que, no Porto, o aumento atingiu os 17,5%.
Comentários