A Repsol comprou 40% dos campos petrolíferos de La Ceiba e Tomoporro por 1,5 mil milhões de euros através de um acordo feito com a Petróleos da Venezuela, com o objetivo da empresa espanhola duplicar a sua produção de petróleo bruto na zona de Petroquiriquire. conta o jornal “El Economista.
Os dois campos vão ter a capacidade de produzir 20 mil barris de petróleo por dia.
Josu Jon Imaz, diretor executivo da Repsol indica que a empresa opera atualmente em 13 países, mas que se sente confortável em reduzir a sua presença para entre nove e dez, o que implica vender carteiras em três ou quatro áreas apenas um ano antes de ter de tomar a decisão sobre uma futura IPO do seu negócio de exploração e produção nos Estados Unidos.
O CEO da empresa destacou que têm uma vasta experiência na venda de ativos petrolíferos, recordando que a Repsol já saiu de países como a Austrália, Papua Nova Guiné, Roménia, Grécia e Rússia.
A empresa estima o processo de rotação de ativos nos EUA e em Espanha em mil milhões de euros, bem como 500 a 600 milhões em desinvestimentos. 80% do total destes últimos corresponderá ao negócio de exploração.
A empresa também deverá decidir nos próximos dois meses se executará a opção de compra que mantém sobre a empresa norte-americana Hecate Energy. A Repsol tem atualmente 40%, mas pode aumentar a participação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com