Repsol e Enagás desenvolvem tecnologia para produzir hidrógenio renovável

É a primeira vez que a Repsol faz parte de um acordo tecnológico no qual integra um parceiro na cadeia de valor da empresa.

As empresas espanholas Repsol e Enagás vão juntar-se para produzir hidrogénio utilizando utilizando energias renováveis, anunciaram as duas empresa do sector da energia, esat segunda-feira, 6 de agosto.

A iniciativa insere-se na aposta da Repsol e da Enagás pela inovação e tecnologia em todas as suas áreas de atividade e pelo seu compromisso em reduzir as emissões de CO2 e da pegada de carbono. Este projeto é uma peça fundamental na estratégia de desenvolvimento de fontes de energias renováveis não elétricas da Enagás, fundamentais no processo de transição energética.

Com este acordo, ambas empresas impulsionam o desenvolvimento da produção de hidrogénio utilizando como principal fonte a energia solar, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90% com respeito a outros processos convencionais para a obtenção deste gás.

Este acordo é também resultado do trabalho de investigação prévio sobre hidrogénio que é levado a cabo desde 2014 por um grupo de investigadores da empresa, em colaboração com os especialistas do Instituto da Catalunha para a Investigação em Energia (IREC).

Para a Enagás, este projeto insere-se na estratégia de desenvolvimento de energias renováveis não elétricas da empresa, como o hidrogénio e o biogás/bio metano, que são novas soluções energéticas que poderão desempenhar um papel fundamental no processo de transição energética definido pela União Europeia.

Relacionadas

Hidrogénio: E se o ‘parente pobre’ das renováveis for o combustível do futuro?

O Fórum Económico Mundial chama a atenção para o potencial daquele material como fonte de energia limpa, numa altura em que também já há forte pressão sobre as renováveis.

A ponderar comprar carro elétrico? Confira os apoios (mais restritos) e os postos de carregamento

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco Proteste publicou um conjunto de conselhos aos potenciais compradores de veículos híbridos. “As regras estão mais apertadas”, alerta.
Recomendadas

Greve na Transtejo/Soflusa desconvocada

A paralisação, agendada para a partir de terça-feira, foi hoje suspensa, na sequência da subscrição de um protocolo negocial entre a administração da empresa e os sindicatos.

Joe Berardo pondera chamar Vítor Constâncio como testemunha contra banca

O empresário e coleccionador de arte português José Berardo está a estudar a hipótese de chamar o antigo governador do Banco de Portugal (BdP) Vítor Constâncio como testemunha num processo movido pelos bancos, revela o “Público” esta segunda-feira. Em causa está o processo judicial para recuperar 962 milhões de euros. A informação foi transmitida ao […]

Crise em Angola obriga empresários a recrutarem mais talentos angolanos

Estudo divulgado esta segunda-feira revela que as empresas angolanas, em 2018, recrutaram mais licenciados e bacharéis para trabalhar na área tecnológica, com maior domínio de HTML, Java, SQL, Visual Basic e Visual Basic Net.
Comentários