[weglot_switcher]

Repsol e Enagás desenvolvem tecnologia para produzir hidrógenio renovável

É a primeira vez que a Repsol faz parte de um acordo tecnológico no qual integra um parceiro na cadeia de valor da empresa.
6 Agosto 2018, 12h04

As empresas espanholas Repsol e Enagás vão juntar-se para produzir hidrogénio utilizando utilizando energias renováveis, anunciaram as duas empresa do sector da energia, esat segunda-feira, 6 de agosto.

A iniciativa insere-se na aposta da Repsol e da Enagás pela inovação e tecnologia em todas as suas áreas de atividade e pelo seu compromisso em reduzir as emissões de CO2 e da pegada de carbono. Este projeto é uma peça fundamental na estratégia de desenvolvimento de fontes de energias renováveis não elétricas da Enagás, fundamentais no processo de transição energética.

Com este acordo, ambas empresas impulsionam o desenvolvimento da produção de hidrogénio utilizando como principal fonte a energia solar, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90% com respeito a outros processos convencionais para a obtenção deste gás.

Este acordo é também resultado do trabalho de investigação prévio sobre hidrogénio que é levado a cabo desde 2014 por um grupo de investigadores da empresa, em colaboração com os especialistas do Instituto da Catalunha para a Investigação em Energia (IREC).

Para a Enagás, este projeto insere-se na estratégia de desenvolvimento de energias renováveis não elétricas da empresa, como o hidrogénio e o biogás/bio metano, que são novas soluções energéticas que poderão desempenhar um papel fundamental no processo de transição energética definido pela União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.