[weglot_switcher]

Republicanos dizem que Donald Trump não pode adiar eleições

A sugestão que está a ser rejeitada pelos republicanos foi feita por Donald Trump através de um tweet onde apontava que “com votação universal por correspondência (não é a votação à distância, que é boa), 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história”.
  • Donald Trump
31 Julho 2020, 10h24

Vários dos principais membros do partido Republicano rejeitaram a sugestão do presidente Donald Trump de adiar as eleições presidenciais de novembro, avançou a BBC, esta sexta-feira.

O senador do Estado de Kentucky e líder do partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, e Kevin McCarthy, representante republicano da minoria na câmara dos representantes dos EUA, rejeitaram a ideia.

A sugestão do presidente americano foi feita através de um tweet onde apontava que “com votação universal por correspondência (não é a votação à distância, que é boa), 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história”.

No tweet, Donald Trump considerou ainda que “será um grande embaraço para os Estados Unidos. Adiem a eleição até que as pessoas possam votar adequadamente, seguros e protegidos”.

Segundo a USA Today, além dos republicanos, o antigo candidato à presidência do partido democrata, Pete Buttigieg também comentou a sugestão de Trump e garantiu no Twitter, na quinta-feira, que: “Os EUA realizaram eleições durante a Guerra Civil, e realizaremos uma em 96 dias. Sem distrações, vamos trabalhar”.

Já Chris Lu, antigo secretário do governo de Obama, avisou que aquilo que Trump está a “sugerir é perigoso, mas também uma distração intencional”, num tweet.

Donald Trump não poderá levar a cabo aquilo que propôs, pois o presidente não tem autoridade para adiar a eleição, sendo que qualquer atraso teria de ser aprovado pelo Congresso. Apesar da resistência de Trump ao voto por correspondência, seis estados americanos, a Califórnia, Colorado, Hawai, Oregon, Utah e Washington pretendem adotar este método, e espera-se que mais estados adotem esta forma de votar”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.