[weglot_switcher]

Reserva Federal dos EUA sobe taxas de juro pela terceira vez este ano

O aumento já era dado como certo pelo mercado, que estará agora atento às projeções macro-económicas que serão atualizadas, na conferência de imprensa com o presidente Jerome Powell.
26 Setembro 2018, 19h00

A Reserva Federal norte-americana subiu a federal funds rate pela terceira vez este ano, concretizando as expetativas dos analistas. O aumento de 25 pontos base, anunciado esta quarta-feira após a reunião de dois dias de política monetária do banco central, leva os juros de referência para um intervalo entre 2% e 2,25%.

“A informação recebida, desde que o Federal Open Market Committee reuniu em agosto, indica que o mercado de trabalho continua a fortalecer-se e que a atividade económica tem crescimento a um ritmo forte. O consumo das famílias e o investimento fixo das empresas tem crescimento fortemente”, explicou a Fed, em comunicado.

A instituição liderada por Jerome Powell sublinhou que a taxa de inflação global continua forte, tendo-se situado em 2,7% em agosto, enquanto a inflação subjacente se tem aproximado dos 2% nos últimos meses. O valor corresponde ao mandato da Fed, que acrescentou que as expetativas de longo prazo se mantêm pouco alteradas e equilibradas.

“Face à visão das condições do mercado de trabalho e inflação realizadas e esperadas, o Comité decidiu subir o intervalo alvo da federal funds rate para 2% a 2,25%”, explicou a Fed. No comunicado, a instituição fez ainda uma importante alteração no discurso: retirou a frase standard, que usou ao longo de vários anos indicando que a política monetária irá manter-se acomodatícia.

Tendo em conta que o cenário – justificado pela robustez da economia norte-americana – já era dado como certo pelo mercado, o principal foco estará nas palavras do presidente da Fed, Jerome Powell, quando atualizar as projeções macro-económicas na conferência de imprensa que se segue.

[Notícia atualizada às 19h15]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.