[weglot_switcher]

Respostas rápidas. Como estão as conversações entre Trump e Kim Jong-un?

A reunião tem o objetivo de preparar a cimeira entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
28 Maio 2018, 11h46

A cimeira está em risco?

Tudo pode acontecer até dia 12 de junho. Na quinta-feira, Trump tinha anunciado não estarem reunidas as condições para a concretização da histórica cimeira, mas em menos de 24 horas admitiu a realização do encontro. Já Kim Jong-un tem dúvidas sobre as “políticas hostis” de Washington e sobre se os EUA podem realmente garantir a estabilidade do regime.

Onde irá decorrer o encontro?

Washington e Pyongyang iam começar em breve conversações ao mais alto nível para acertar agendas e outros preparativos para a cimeira, prevista a 12 de junho, em Singapura.

O que já disse Donald Trump?

Através da rede social Twitter, Trump sublinhou que a Coreia do Norte “tem um brilhante potencial e que será um dia uma nação de grande pujança económica e financeira”. Uma equipa norte-americana está na Coreia do Norte para negociar com representantes norte-coreanos a cimeira entre os dois líderes.

O que já disse Kim Jong-un?

Por intermédio do seu porta-voz, Kim disse também que “os Estados Unidos consideram-nos repugnantes mas, quando conversarmos, vão perceber que eu não sou alguém que vai lançar uma arma nuclear contra a Coreia do Sul ou os Estados Unidos”.

Pode ser o início de uma nova era?

Ninguém conhece o futuro e paira no ar uma certa desconfiança. “Ele convidou Trump para provar que os seus investimentos nucleares e balísticos forçaram os Estados Unidos a tratá-lo como um igual”, disse Jeffrey Lewis, do Middlebury Institute for Strategic Studies.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.