[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: De que crimes é acusado Rui Pinto?

O Ministério Público já deduziu a acusação e Rui Pinto foi notificado na prisão. Além de Rui Pinto, também o seu ex-advogado, Anibal Pinto, foi acusado de um crime de extorsão na forma tentada.
19 Setembro 2019, 16h37

 

Com o que está relacionada a acusação do Ministério Público?

O Ministério Público (MP) acusou Rui Pinto, colaborador do ‘Football Leaks’, por factos apurados na investigação relacionada com a tentativa de extorsão à Doyen e com acessos ilegais aos servidores do Sporting.

 

Que crimes estão em causa?

Em causa estão, entre outros, crimes de acesso ilegítimo e de tentativa de extorsão, este último relacionado a tentativa de extorsão de, entre 500 mil e um milhão de euros, ao fundo de investimento ‘Doyen Sports’, na manhã de 3 de outubro de 2015. De acordo com comunicado da Procuradoria Geral da República, “o principal arguido deste processo foi ainda acusado de 75 crimes de acesso ilegítimo, um crime de sabotagem informática, 70 crimes de violação de correspondência, sendo sete destes agravados”.

 

Rui Pinto criou o Football Leaks?

De acordo com a acusação, “a partir do início do ano de 2015 e até 16 de janeiro de 2019, o principal arguido muniu-se de conhecimentos técnicos e de equipamentos adequados que lhe permitiram aceder, de forma não autorizada, a sistemas informáticos e a caixas de correio electrónico de terceiros.
Para o efeito, instalou, nos seus equipamentos, diversos programas informáticos e ferramentas digitais que lhe permitiam, de forma dissimulada e anonimizada, entrar nos mencionados sistemas informáticos e caixas de correio de terceiros e daí retirar conteúdos. Em setembro de 2015, o arguido criou um sítio na internet denominado “Football Leaks” cujo conteúdo foi sendo alimentado com recurso a documentos obtidos através da já referida intromissão não autorizada em sistemas informáticos de diversas entidades nacionais e internacionais”. “Esse site divulgava informações confidenciais, designadamente valores de transferência de jogadores e treinadores, acordos entre entidades desportivas, cláusulas de contratos desportivos e de agenciamento de jogadores”, realça a PGR em comunicado.

 

De que crimes já estava indiciado Rui Pinto?

O colaborador do Football Leaks ficou nessa ocasião indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada, todos relacionados, apenas, com acessos aos servidores do Sporting e da Doyen, em 2015, bem como a uma alegada tentativa de extorsão a este fundo de investimento.

 

Que outro arguido foi implicado no processo?

Aníbal Pinto, o outro arguido no processo, à data dos factos advogado de Rui Pinto e alegado interlocutor com os responsáveis da Doyen, foi também acusado do crime de extorsão, na forma tentada, acrescentou a mesma fonte judicial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.