[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que está a acontecer em Espanha e como pode afetar Portugal?

O chefe do Executivo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta sexta-feira a convocação de novas eleições para dia 28 de abril. Entenda o que está a acontecer em Espanha e de que forma isso pode afetar Portugal.
15 Fevereiro 2019, 10h32

O que levou à queda do Governo espanhol?

O Governo espanhol de Pedro Sánchez sofreu um duro golpe com a retirada de apoio dos partidos independentistas que o ajudaram a chegar ao poder. A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e Partido Democrata Europeu Catalão (PDeCat) juntaram-se aos partidos da oposição para chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2019 apresentada por Pedro Sánchez, deixando o Governo sozinho na apresentação das receitas e gastos para este ano.

Por que é que o Orçamento do Estado foi chumbado?

O Orçamento do Estado foi chumbado com 191 votos contra e 159 a favor, num total de 350 deputados. O voto contra das bancadas parlamentares do ERC e o PDeCat foi decisivo para este desfecho. Os independentistas indicam que as negociações com o Governo de Pedro Sánchez, para fazer avançar o processo de independência da Catalunha, falharam e que o Executivo falhou em cumprir com o que foi prometido aquando da sua tomada de posse. Além dos independentistas catalães votaram também contra o Partido Popular, Cidadãos, Coligação Canária, Foro Asturias, União do Povo Navarro e EH Bildu (País Basco).

O que vai acontecer agora?

Com a proposta de Orçamento de Estado chumbada, Pedro Sánchez anunciou esta sexta-feira a convocação de eleições antecipadas em Espanha. Numa declaração feita ao país no Palácio da Moncloa, Pedro Sánchez propôs a convocação de eleições para 28 de abril e garantiu que, desde que tomou posse em junho do ano passado, o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) foi “uma alternativa ao [então] Governo [de Mariano Rajoy]”. Estas são as terceiras eleições antecipadas em menos de quatro anos.

De que forma a crise em Espanha pode afetar Portugal?

O bloqueio dos independentistas à totalidade das contas de Estado em Espanha pode ter impacto na economia portuguesa, podendo traduzir-se num abrandamento das transações comerciais. Portugal é um dos cinco principais clientes de Espanha, juntamente com a França, Alemanha, Itália e Reino Unido. Em conjunto, absorveram cerca de 49% do total exportado em 2016 (48% em 2014), segundo o AICEP. Portugal foi o quinto mercado cliente de Espanha, com uma quota de 7,1% das vendas espanholas. Já no ranking dos fornecedores de Espanha, Portugal ocupava, em 2016, a 8.ª posição, representando 3,9% do total importado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.