Respostas Rápidas: O que está em ‘jogo’ (em milhões de euros) no dérbi capital?

Milhões, milhões e mais milhões. O dérbi entre ‘águias’ e ‘leões’ será marcado por uma autêntica ‘batalha’ de milhões em pleno relvado da Luz.

A segunda metade da época 2017/2018 arranca com um jogo quente esta quarta-feira. O dérbi SL Benfica-Sporting CP, marcado para as 21h30, no Estádio da Luz, pode provocar mexidas no topo da classificação da I Liga, mas mais que uma “batalha” pela vitória ao rival da segunda circular, o 301º encontro entre águias e leões é um verdadeiro embate de milhões.

Qual o plantel que mais vale no mercado?

O valor monetário dos planteis de SL Benfica e Sporting CP é o mais equilibrado desde que Jorge Jesus trocou a Luz por Alvalade e que Rui Vitória é técnico das águias. Segundo dados do portal Transfermarkt, apenas 1.75 milhões de euros separam o valor total dos planteis de SL Benfica (29 jogadores) e Sporting CP (27 jogadores): 165,7 milhões de euros contra 167,45 milhões de euros, respetivamente.

Numa época em que o SL Benfica conseguiu um encaixe superior a 122 milhões de euros em transferências, enquanto o Sporting só amealhou mais de 15,8 milhões de euros, esta é a primeira vez desde a época 2015/2016 que o plantel de Alvalade vale mais do que o plantel das águias.

No jogo onde Rui Vitória vai querer apanhar o rival na classificação e Jesus tentará fugir na corrida pelo título, é no meio campo que estarão os jogadores mais valiosos. Com 25 milhões de euros, William Carvalho é o jogador mais valioso do Sporting CP, enquanto Pizzi, avaliado em 20 milhões de euros, é jogador que mais dinheiro vale no “ninho” das águias. William Carvalho é o “rei” dos milhões em Alvalade desde a época 2015/2016, quando superou a avaliação do Transfermarkt a Rui Patrício, e o número 21 do SL Benfica superou ‘Toto’ Salvio, que na época transata era o mais valioso na equipa de Rui Vitória.

Qual o ‘onze’ mais valioso?

A reforçar a hegemonia do Sporting na avaliação monetária ao plantel, está a provável equipa titular para o jogo desta noite, avaliada em 125 milhões de euros: Rui Patrício (16ME); Piccini (4ME); Sebastián Coates (7ME); Jeremy Mathieu (3ME); Fábio Coentrão (5ME); William Carvalho (25ME); Battaglia (5ME); Bruno Fernandes (12ME) Gelson Martins (20ME); Marcos Acuña (12ME) e Bas Dost (16ME).

O provável onze inicial do Benfica, por sua vez, está avaliado em apenas 90 milhões de euros: Bruno Varela (2.5ME); André Almeida (5ME); Rúben Dias (2,5ME); Jardel (4ME); Alex Grimaldo (9ME); Fejsa (12 ME); Pizzi (20ME); Krovinovic (2ME); Franco Cervi (8ME); ‘Toto’ Salvio (18ME) e Jonas (7ME).

Qual o jogador que mais se valorizou e quem mais se desvalorizou?

Num jogo de máxima tensão, a grande revelação no que toca aos milhões gerados pelo futebol é o extremo Gelson Martins. Analisando os atuais planteis de SL Benfica e Sporting CP, o jovem atleta de 22 anos foi o que mais valorizou financeiramente. Gelson Martins, que estava avaliado em 800 mil euros na época 2015/2016 vale agora 20 milhões de euros, segundo o Transfermarkt.

Outro factor a contribuir para um dérbi de milhões está o número de jogadores presentes, recém-contratados e habituais titulares, que cada clube conseguiu valorizar. Neste campo, uma vez mais o Sporting CP vence. O grande destaque vai para Bruno Fernandes, contratado no último defeso ao Sampdória. O médio saiu do clube italiano a valer 9.69 milhões de euros, valendo hoje 12 milhões de euros.

Já no Benfica, dos habituais titulares e recém-contratados, destaca-se Krovinovic com uma desvalorização de 1,5 milhões de euros. O croata chegou à Luz vindo do Rio Ave a valer 3.5 milhões de euros, sendo hoje avaliado em dois milhões de euros apenas. Por oposição, o guardião Bruno Varela destaca-se por ter regressado ao SL Benfica a valer 100 mil euros, sendo hoje avaliado em 2.5 milhões.

Como podem os ‘dragões’ aproveitar o dérbi?

A contar para a 16.º jornada da I Liga, o jogo entre SL Benfica e Sporting CP é muito importante por poder mexer nos três primeiros lugares da tabela classificativa.  O FC Porto, que defronta o Feirense uma hora e 15 minutos antes do dérbi, e Sporting são os únicos invictos e estão no topo da tabela, com 39 pontos, com o SL Benfica a três pontos. Os ‘pupilos’ de Sérgio Conceição só poderão aproveitar o resultado do dérbi caso triunfem em Santa Maria da Feira.

 

Ler mais
Recomendadas

12,5 mil milhões de euros: Mundial 2018 rendeu 1,1% do PIB à economia russa

Entre 2013 e 2018 foram criados mais de 300 mil novos empregos a cada ano na Rússia. Um relatório do comité local organizador aponta para mais efeitos económicos ao longo dos próximos cinco anos.

Justiça dos EUA impede Benfica de aceder a dados de bloggers associados ao e-toupeira

Apesar da decisão judicial, pelo arquivamento da queixa, o Benfica já tinha chegado a acordo com a Google – embora os temos não sejam conhecidos.

PremiumComo o “Efeito Ronaldo” influencia a receita de um clube

A DBRS considera que Cristiano Ronaldo, dentro e fora de campo, é um caso paradigmática, naquilo que são os jogadores de classe mundial que dão mais sucesso financeiro aos clubes, do que desportivo. Para a Juventus, “a contratação de Ronaldo é claramente um passo para ajudar o clube a atingir o próximo nível comercial”, lê-se no documento da agência de notação financeira canadiana.
Comentários