[weglot_switcher]

Respostas rápidas: O que levou a UEFA a mudar a final da ‘Champions’ para o Estádio do Dragão?

Pelo segundo ano consecutivo Portugal recebe a final da prova milionária. Depois de Lisboa no ano passado, o Porto foi a cidade escolhida para receber o último jogo da presente edição da Liga dos Campeões.
13 Maio 2021, 15h31

O Estádio do Dragão foi o palco escolhido para receber a final da presente edição da Liga dos Campeões, inicialmente agendada para acontecer na Turquia no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. É a terceira vez que Portugal recebe a final da prova milionária, depois de duas vezes no estádio da Luz (2014 e 2020).

Qual a razão da mudança?

O jogo foi transferido da Turquia para a cidade portuguesa do Porto devido às restrições do coronavírus. “Os adeptos tiveram de sofrer mais de 12 meses sem poder ver as suas equipas ao vivo e chegar à final da Liga dos Campeões é o ápice do futebol de clubes”, afirmou Aleksander Ceferin. “Depois de um ano em que os adeptos sofreram, não está correto que eles não tenham a chance de assistir às suas equipas no maior jogo da temporada.”

Ingleses sugeriram Wembley, mas UEFA não aceitou, porquê?

A UEFA pretendia transferir a final para Wembley (Inglaterra), mas levantarm-se questões sobre a isenção das regras de quarentena para funcionários, patrocinadores, VIPs e imprensa estrangeira. “A UEFA discutiu a transferência do jogo para a Inglaterra, mas, apesar dos esforços exaustivos por parte da Federação de Futebol e das autoridades, não foi possível obter as isenções necessárias do regime de quarentena do Reino Unido”, referiu Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.

Porquê Portugal?

Portugal está na ‘lista verde’ de Inglaterra, possibilitando que jogadores e adeptos se possam deslocar entre os dois países sem que tenham de cumprir a respetiva quarentena no regresso a casa, algo que, caso a final fosse disputada na Turquia – presente na ‘lista vermelha’ teria forçosamente de acontecer.

“As autoridades portuguesas e a FPF intervieram e trabalharam de forma rápida e harmoniosa com a UEFA para oferecer um local adequado para a final e, como Portugal é um destino da lista verde para a Inglaterra, os adeptos e jogadores presentes na final não terão de ficar em quarentena no regresso casa, explicou o presidente da UEFA.

Quantos adeptos vão estar nas bancadas?

Cada equipa terá direito a seis mil bilhetes, perfazendo um total de 12 mil adeptos nas bancadas o que corresponde a 24% da lotação do estádio do Dragão que tem capacidade para receber 50 mil pessoas.

Quais as medidas estipuladas pelo Governo?

“As pessoas que vierem à final da Liga dos Campeões virão e regressarão no mesmo dia, com teste feito, em situação de bolha e em voos charter. Farão deslocações para uma zona de espera, daí para o estádio e daí para o aeroporto, estando em território nacional menos de 24 horas, em bolha e com testes obrigatórios, feitos, em princípio, antes de entrarem no avião”, referiu Mariana Vieira da Silva no briefing do Conselho de Ministros.

Como reagiu Rui Moreira?

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que a cidade recebe a sua primeira final da Liga dos Campeões com “honra e entusisamo”. Moreira aproveitou também para agradecer à UEFA, Federação Portuguesa de Futebol e Governo “em nome dos portuenses” que, segundo o autarca, “se empenharam nesta realização muito importante para a retoma da atividade na cidade”.

O que disse Pinto da Costa?

“Foi com muita satisfação que tomei conhecimento de que a UEFA marcou a final da Liga dos Campeões aqui no Estádio do Dragão. É uma prova de confiança na estrutura do FC Porto, porque não é fácil num tão curto espaço de tempo, e só hoje tivemos a confirmação oficial de que a final ia ser realizada no nosso estádio. É uma prova de confiança total na nossa estrutura e tenho a certeza de que tudo irá correr da melhor forma”, afirmou o dirigente.

Pinto da Costa acrescentou que “é importante para o FC Porto, para o futebol português, para a cidade e para o próprio país. Demonstra que em Portugal se podem organizar grandes eventos mesmo em pandemia e depois da vergonha a que se assistiu em Lisboa, há dois dias, é necessário desmanchar essa má imagem que Portugal deu a todos e que as autoridades em Lisboa deram ao permitirem cenas degradantes em termos de defesa da saúde pública”.

Em que dia se realiza e quem são os finalistas?

A final da Liga dos Campeões está agendada para o dia 29 de maio, às 20h. Ambos os finalistas são ingleses, o Chelsea FC e o Manchester City. Para o clube londrino esta é a terceira vez que chega à final da competição. Por sua vez, os ‘citizens’ estão pela primeira vez no jogo derradeiro e, consequentemente, caso vençam será a primeira “orelhuda” a figurar no respetivo museu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.