[weglot_switcher]

Respostas rápidas: o que representa a entrada da Binter na rota Madeira-Porto Santo?

A companhia espanhola assumiu, este mês, a ligação aérea entre a Madeira e o Porto Santo, após um concurso público que alimentou muita especulação e um pedido de exclusão conduzido pelos portugueses da Aerovip. Para já, a Binter oferece dois voos diários entre as ilhas, mas equaciona ligações com o Continente português, África ou Espanha.
  • A companhia aérea Binter inaugurou em junho os voos entre as ilhas do arquipélago da Madeira, com o com o tradicional arco de água de “batismo” protagonizado pelos bombeiros locais.
14 Junho 2018, 07h30

O que está em causa?

Após quatro anos e cinco meses a voar entre as ilhas do Porto Santo e Madeira, com 135 mil passageiros transportados, a companhia portuguesa Aerovip deixou de cobrir o transporte aéreo nesta rota. Em sua substituição, a Binter iniciou, a 5 de junho, esta ligação com obrigação de serviço público, após ter vencido o concurso público internacional de concessão da linha aérea.

O que contesta a Aeovip?

Conhecida a decisão a favor da Binter, a companhia detida pela empresa Sevenair pediu a exclusão dos espanhóis por entender que a companhia não cumpria o número de frequências mínimas e pretendia sediar a operação na Madeira ao invés do Porto Santo. O Júri manteve a sua decisão em relação ao concorrente ganhador, mas a Aerovip ainda pondera recorrer à via judicial.

O que pensam os madeirenses da opção Binter?

Apesar do concurso internacional ter sido conduzido pela República, o representante do Governo Regional deu voto favorável à companhia espanhola. O Executivo já havia manifestado o seu descontentamento face à falta de capacidade de carga do avião da Aerovip, demonstrando em várias ocasiões desagrado pela falta de informação sobre o concurso internacional, situação que gerou inclusive um pedido de esclarecimento do movimento ‘Mais Porto Santo’ ao Governo Central.

Qual é a oferta da Binter?

A Binter disponibiliza duas ligações diárias de ida e volta entre as ilhas, com uma duração de 20 minutos e realizados por aviões ATR-72, sendo que a companhia aérea prevê estudar a médio prazo a possibilidade de abrir novas ligações desde a Madeira com Portugal Continental, África ou Espanha. A companhia quer facilitar a ligação aérea entre o Porto Santo e Lisboa, estabelecendo um voo de ida a partir da ilha para o Funchal entre as 7:00 e as 10:00 horas e um voo desde o Funchal para o Porto Santo entre as 17:00 e as 22:00 horas.

Os espanhóis já tinham ligação à Madeira?

Desde 2005 que a Binter mantém ligações aéreas entre as Ilhas Canárias e a Madeira, com duas frequências semanais e trajetos diários durante os meses de verão, com partida e chegada à Gran Canaria e Tenerife.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.