[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que se sabe do terramoto que fez tremer o Japão?

O porta-voz do governo japonês, disse que o sismo foi sentido com mais violência no norte do país e que já provocou um alerta de ‘tsunami’ por parte das autoridades locais.
  • Yamagata

  • Ishikawa

  • Niigata

18 Junho 2019, 17h50

A que horas e onde foi detetado o terramoto?

A Agência Meteorológica do Japão informou que um terremoto com magnitude de 6.8 na escala de Richter atingiu a costa de Yamagata, no norte do Japão, na noite de terça-feira às 22:22 locais (14:22 em Lisboa).

Qual é a magnitude do terramoto?

Pelo menos duas réplicas foram já registadas na zona, uma com magnitude de 3,8 graus e outra de 4 graus na escala de Richter. O epicentro do terramoto foi registado a 50 quilómetros da cidade de Sakata, a uma profundidade de 11 quilómetros no Mar do Japão.

Para que cidades foi dado o alerta?

As autoridades emitiram o alerta para as províncias de Niigata, Yamagata e Ishikawa.

Contudo, a cidade costeira Murakami, com uma população de 60.000 habitantes, pode ser uma das mais atingidas. Testemunhas no local referem que ondas mais altas que o normal estão a atingir as praias na costa norte do Japão. Linhas de telefone do governo, polícia e bombeiros estão em baixo.

Há registo de vítimas mortais ou feridos?

Segundo a imprensa internacional, ainda não. O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, adiantou estar a compilar informação sobre possíveis vítimas e informou que as centrais nucleares da região afetada, nas províncias de Niigata e de Yamagata, estão a funcionar com normalidade.

Que medidas de segurança foram tomadas?

O governo do Japão pediu aos residentes da zona costeira do noroeste que abandonem as suas casas e procurem refúgio. O gabinete do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, criou uma unidade de crise para monitorizar os efeitos do sismo.

É a primeira vez que um terramoto é sentido no país?

Não. O Japão é uma das zonas mais afetadas por terramotos e sismos em todo o mundo. A 11 de março de 2011, um terramoto de magnitude 9.0 na escala de Richter atingiu a costa nordeste do país, causando um tsunami que matou mais de 18 mil pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.