[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: o que se sabe sobre a entrada de luxo em bolsa da Farfetch?

A tecnológica luso-britânica Farfetch lançou a hipótese de uma colocação em bolsa ainda em 2016 e anunciou, no final de agosto, estar a avançar com processo. Desde então, a empresa liderada por José Neves já entregou mais documentação ao regulador que trazem novas informações sobre a operação.
  • José Neves, Farfetch
12 Setembro 2018, 09h30

Quando, como e onde vai acontecer a operação?

A colocação irá acontecer através de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na bolsa de valores de Nova Iorque. A tecnológica luso-britânica especializada em moda de luxo será identificada pelos investidores pelo ticker FTCH. A data aproximada do início da proposta de venda ao público é, segundo a Farfetch, “assim que possível, após a Declaração de Registo entrar em vigor”.

Em quanto é que a Farfetch se vai financiar?

A Farfetch pretende financiar-se em 563 milhões a 637,5 milhões de dólares (equivalente a cerca de 485 milhões a 549 milhões de euros) na IPO, segundo informações enviadas à Securities and Exchange Commission (SEC).

Que parte do capital vai ser colocado em bolsa?

A empresa vai colocar 37,5 milhões de ações de classe A. A Farfetch vai vender 30,06 milhões títulos ordinários e os atuais acionistas vão alienar outras 7,45 milhões de ações. Os bancos de investimento mandatados poderão ainda, no prazo de 30 dias, realizar uma oferta adicional de 5,63 milhões de ações.

Quanto custam as ações?

O preço irá variar entre os 15 e 17 dólares (13 e 15 euros). O valor final, que servirá de referência à entrada em bolsa, será determinado consoante a procura registada ao longo do processo de admissão.

Qual vai ser o encaixe financeiro líquido?

A estimativa da Farfetch é o encaixe líquido da IPO ascenda a 446,5 milhões de dólares. O montante tem por base a médio do intervalo de preços das ações ordinárias, ou seja, 16 dólares e desconta já os custos da admissão ao mercado. No entanto, poderá ser maior ou mais pequeno, consoante o preço final.

Em quanto fica avaliada a Farfetch?

As 37,5 milhões de ações representam 11% do capital social da empresa. Utilizando como base também o preço médio de 16 dólares por ação, a Farfetch poderá entrar em bolsa com uma avaliação de 4,56 mil milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros). Caso, o valor por ação chegue aos 17 dólares, a avaliação poderá alcançar os 4,84 mil milhões de dólares (4,16 mil milhões de euros).

Quem são os atuais acionistas da Farfetch?

Criada em Guimarães há uma década, a empresa com sede em Londres, realizou seis rondas de financiamento. Entre os principais acionistas estão a Advent Venture Partners, a Condé Nast ou a Felix Capital. Em junho de 2017, a gigante chinesa JD.com investiu 397 milhões de dólares na empresa luso-britânica, tendo-se tornado a maior acionista da Farfetch.

Já houve declarações de interesse pelo IPO?

A Kadi Group Holding Limited, acionista e afiliada da JD.com Inc., concordaram na compra, em colocação privada, de “um terço do número de ações ordinárias Classe A que a Kadi Group Holding Limited precisaria comprar para manter a participação percentual do total do nosso capital social emitido e em circulação”, segundo explicou a empresa, no documento enviado à SEC.

A Artemis, braço de investimento da Pinault que controla a Kering, indicou também interesse em comprar um total de até 50 milhões de dólares em ações ordinárias Classe A na oferta. “Como a indicação de interesse não é um compromisso vinculativo ou compromisso de compra, a Artemis poderá decidir a compra de mais, menos ou nenhuma ação ordinária Classe A nesta oferta”, sublinhou, no entanto.

Quem está a assessorar a operação?

O Goldman Sachs, o JPMorgan, o Allen & Co e o UBS são os bancos de investimento contratados pela Farfetch para prestar assessoria na oferta pública inicial.

Como estão as contas da empresa?

A Farfetch registou um prejuízo de 68,4 milhões de dólares ou 1,42 dólares por ação, no primeiro semestre do ano. O valor representa um resultado líquido 133% mais negativo do que no período homólogo, apesar de a faturação ter aumentado 55% para 268 milhões de dólares (de 173 milhões para 268 milhões de dólares no primeiro semestre). No total do ano passado, a Farfetch registou prejuízos de 112 milhões e, em 2016, de 81 milhões.

Vai pagar dividendos?

Na apresentação de resultados do primeiro semestre, a empresa liderada por José Neves explicou não esperar pagar dividendos no “futuro previsível”. A tecnológica pretende reter todos os fundos disponíveis e quaisquer lucros futuros para financiar o desenvolvimento e expansão do negócio. “Contudo, se pagarmos dividendos relativos às nossas ações ordinárias no futuro, vamos pagar tal dividendo com base nos nossos lucros”, disse.

O que é a plataforma da Farfetch?

A Farfetch é uma empresa tecnológica detentora de uma plataforma de moda, que vende produtos de mais de 700 marcas de luxo de todo o mundo. A plataforma de comércio eletrónico de moda contava com cerca de 935 mil utilizadores, segundo dados relativos ao final de 2017. O número de utilizadores registou um aumento de 40% face ao final de 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.