[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que se sabe sobre a mudança na secretaria de Estado da Saúde

Sai Manuel Delgado, entra Rosa Zorrinho. O antigo secretário de Estado da Saúde viu-se envolvido na polémica reportagem sobre a associação Raríssimas e será ainda hoje substituído.
12 Dezembro 2017, 17h35

Porque se demite o Secretário de Estado?

Segundo Augusto Santos Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros que está a substituir o primeiro-ministro na sua ausência em viagem oficial ao estrangeiro, Manuel Delgado pediu a sua demissão do cargo de Secretário de Estado  “por uma questão pessoal”, que não permitia que continuasse com as condições necessárias para o exercício do seu cargo.

A “questão pessoal” em causa é o envolvimento de Manuel Delgado na polémica em torno da associação Raríssimas, e do seu nome ter sido associado ao caso de desvio de verbas oriundas de donativos para o apoio a pessoas com doenças raras para uso pessoal por parte da sua presidente, Paula Brito e Costa.

Que papel teve este governante na Raríssimas?

Entre 2013 e 2014, Manuel Delgado foi consultor da associação, período ao longo do qual terá recebido cerca de 63 mil euros.

Manuel Delgado pronunciou-se sobre o caso?

O então ainda secretário de Estado da Saúde deveria ter participado esta segunda-feira numa cerimónia de atribuição de um prémio da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa para projectos de investigação em saúde pública e epidemiologia, onde os jornalistas presentes certamente lhe colocariam perguntas sobre o caso e seu envolvimento. No entanto, e à última hora, o governante cancelou essa sua intervenção, sem adiantar qualquer motivo.

Quem é a nova secretária de Estado?

Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho desempenhava actualmente o cargo de presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, onde estava desde Janeiro de 2016. Antes, foi foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, e presidiu ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.