Respostas Rápidas. O que vai mudar nas reformas antecipadas?

As contas para a reforma são sempre complicadas, não só por causa da complexidade do sistema, qualquer que ele seja, mas porque os parâmetros estão constantemente a mudar. O ministro Vieira da Silva veio clarificar a lei.

Cristina Bernardo

Quais são os pressupostos das reformas antecipadas?

O acesso à reforma antecipada só será possível no próximo ano para quem tenha acumulado 40 anos de descontos no dia em que tiver feito 60 anos de idade, o que quer dizer que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, liderado por Vieira da Silva, exige agora o cumprimento de dois critérios em simultâneo.

 

Quais os benefícios?

Quem cumpre os dois critérios pode reformar-se mais cedo, sem ter de ser lesado pelo corte de 14,5% na reforma, o chamado fator de sustentabilidade. A medida tem um custo estimado para a Segurança Social de cerca de 43 milhões de euros no próximo ano.

 

Os cortes das pensões acabam?

Não. Continua a existir uma penalização de 0,5% por cada mês, quando quem pede a reforma o faça antes da idade legal de reforma (66 anos e cinco meses).

 

O fator de sustentabilidade mantém-se?

A partir de janeiro, o fator de sustentabilidade deixa de ser aplicar a quem tem pelo menos 63 anos, desde que aos 60 anos já tivesse pelo menos 40 anos de descontos. E a partir de outubro o corte deixa de se aplicar aos novos pensionistas com pelo menos 60, desde que tenham os mesmos 40 anos de contribuições.

Ler mais
Relacionadas

PremiumAumento extra para pensionistas e fim do fator de sustentabilidade

O aumento extraordinário das pensões implica um custo de 137 milhões e será feito logo em janeiro de 2019.

OE2019: PCP anuncia fim do fator de sustentabilidade nas reformas antecipadas

Comunistas informaram ter chegado a acordo com o Governo nesta matéria. Já o Bloco de Esquerda (BE) disse ao Jornal Económico que as negociações com o Governo sobre esta matéria ainda estão a decorrer.
Recomendadas

Vale a pena procurar a época baixa pelo mundo fora, no final, vai conseguir poupar

Viajar em meses de época baixa pode permitir poupar valores consideráveis e vai permitir-lhe conhecer destinos concorridos em ambiente tranquilo, longe das multidões típicas da época alta.

Estas são as recomendações da Nielsen para uma Black Friday de sucesso

A Black Friday aproxima-se e marcas e retalhistas já estão a implementar as suas estratégias para conseguirem alcançar um aumento de vendas dos seus produtos e serviços. Conheça as recomendações da Nielsen para a sexta feira ‘louca’ dos descontos.

PremiumPagar menos luz? Basta baixar potência contratada, diz Governo. BE reage: “É errado”

O Ministro da Transição Energética aconselhou, na semana passada, famílias a baixar potência da energia para pagar menos IVA. Bloco responde a repto de Matos Fernandes: “declaração é errada”, pois “não há nenhuma ligação” entre potência contratada e formas de consumos, pelo que “não faz sentido” que o imposto vai ser reduzido na potência contratada mais baixa, de 3,45 kVA.
Comentários