[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: o que vem fazer ao Porto o antigo presidente Obama?

Barack Obama estará esta sexta-feira no Porto – chega de Espanha durante a manhã – para uma curta visita e uma conferência que será seguida por um número restrito de convidados.
  • Kevin Lamarque/Reuters
5 Julho 2018, 19h52

O que vem Obama fazer ao Porto?

Uma conferência de meia hora sobre as alterações climatéricas, no âmbito do Climate Change Leadership Porto Summit 2018, o primeiro evento do Porto Protocol.

 

O que é o Porto Protocol?

O Porto Protocol será um compromisso escrito, formal e assinado pelas empresas onde estão expressas as suas metas individuais, no âmbito das alterações climáticas. Cada empresa, mediante o seu nível de envolvimento prévio com a temática, definirá quais são os seus contributos. A Climate Change Leadership Porto Summit 2018 é a primeira conferência, mas outras virão a ser organizadas nos próximos anos.

 

Há mais conferencistas?

Há. Mohan Munasinghe, ex-vice-presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2007; Irina Bokova, ex-directora-geral da UNESCO; e Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation.

 

Como é que o público acede à conferência? Os bilhetes são muito caros?

Não acede, nem há bilhetes. A conferência só será ouvida ao vivo por um grupo restrito de convidados das empresas que fazem parte do Porto Protocol.

 

Quanto ganha Barack Obama por conferência?

Entre 400 e 500 mil euros por participação. Mas é segredo: a organização prefere não adiantar valores até porque, diz, “o que pagamos a Barack Obama é um investimento”.

 

Onde decorre a conferência?
No Coliseu do Porto, que está rodeado de grandes medidas de segurança.

 

A segurança é apertada?

Draconiana: nenhum objeto perigoso pode ser levado para dentro da sala; não são permitidas fotos ou gravações; cada um tem o seu lugar reservado; o almoço será servido numa ‘Lunch Box’ disponibilizada pela organização; e, uma vez entrado no Coliseu, ninguém está autorizado a sair até a conferência acabar. Nos ‘mentideros’, diz-se que haverá um bloqueio eletrónico dos dispositivos digitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.