[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Porque é que Portugal é dos países com a eletricidade mais cara?

Dados do Eurostat revelam uma grande diferença em relação à Europa. Em Portugal, um em cada cinco consumidores muda de fornecedor elétrico.
8 Agosto 2018, 15h58

Em que lugar se encontra Portugal na lista?

De acordo com os dados revelados pelo Eurostat, Portugal ocupa o terceiro lugar na lista dos países da União Europeia (UE) com a eletricidade e gás mais caros em 2017, ficando apenas atrás da Dinamarca e Bélgica, no caso da eletricidade, e da Irlanda e Suécia, no caso do gás.

O que leva a eletricidade a ser tão cara?

Os impostos são a principal razão para esta classificação. Uma família portuguesa paga por kilowatt/hora 24 cêntimos de eletricidade e nove cêntimos no gás natural. Segundo o Eurostat, 52% destes valores revertem para os cofres do Estado.

Como é feito o cálculo do nível de consumo?

As médias são realizadas consoante  o nível de consumo das famílias por cada um dos países. Os preços variam assim de um país para o outro face às condições meteorológicas e o mix de consumo luz/gás, além dos custos de rede.

O que diz a ERSE?

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos diz que esta comparação do Eurostat penaliza os países onde os climas são mais amenos e onde o consumo de energia per capita é menor, como por exemplo Portugal, pelo facto de não ser corrigido o efeito da estrutura de consumos.

Qual o número de consumidores portugueses?

São já cinco milhões de cidadãos nacionais que se encontram ligados ao mercado liberalizado da eletricidade, correspondente a mais de 93% do consumo total. No total 19% dos consumidores portugueses mudaram o seu fornecedor elétrico no último ano, numa média de um em cada cinco pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.