[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: que crimes podem ser imputados ao ‘hacker’ Rui Pinto?

Rui Pinto será extraditado para Portugal entre 15 dias a um mês, ou seja, chegará a Portugal até meados de fevereiro.
16 Janeiro 2019, 19h32

Onde é que o ‘hacker’ Rui Pinto foi detido?

O Jornal Económico sabe inclusivamente que a detenção foi efetuada em Budapeste, cidade onde o suspeito se encontrava a residir.

Quando é que Rui Pinto vai ser extraditado?

Rui Pinto será extraditado para Portugal entre 15 dias a um mês, ou seja, chegará a Portugal até meados de fevereiro, isto porque tem de ser completo o expediente e o processo de transmissão dos detidos que obriga a regras do MDE.

Qual foi a reação do português a esta detenção?

O Jornal Económico sabe que Rui Pinto foi detido esta tarde na sua casa na capital da Hungria no âmbito da operação Cyberduna (‘duna’ significa Danúbio em húngaro, o rio que atravessa várias cidades da Hungria) e que a Polícia Judiciária está a acompanhar presencialmente a execução da detenção e as diligências subsequentes. Segundo apurámos, o ‘hacker’ português foi surpreendido pela polícia húngara na detenção que foi acompanhada presencialmente por elementos da Polícia Judiciária.

Que crimes podem ser imputados ao ‘hacker’ Rui Pinto?

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

Quem é Rui Pinto?

A revista Sábado descreveu Rui Pinto como um “génio da informática mercenário” que age motivado por dinheiro, sem qualquer ligação a clubes. Este hacker poderá esta associado ao desvio de dados sobre os processos do Sporting com a Doyen em 2015, sendo apontado como um dos principais indivíduos que fez várias publicações no polémico blogue “Football Leaks”, que divulgava documentos e informações oficiais no mundo do futebol português, especialmente transferências.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.