[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: Que resultados vai ter a cimeira entre a Coreia do Norte e os EUA?

É a mais esperada de todas as cimeiras, só ofuscada pela eventual realização, a médio prazo, de um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin. Mas os seus resultados práticos permanecem ainda não totalmente evidentes?
11 Junho 2018, 14h02

Qual é o motivo da cimeira?

A desnuclearização da Península da Coreia. O que quer dizer a desnuclearização da Coreia do Norte, dado que os vizinhos do sul não possuem armamento nuclear e as armas nucleares táticas norte-americanas na Coreia do Sul foram retiradas em 1991. Mas a Coreia do Norte quer garantias de que a península, e o mar em volta, se mantenham ‘limpas’ desse tipo de armamento.

 

Isso está garantido?

O mundo acredita que sim. Se as demoradas negociações entretanto mantidas entre as duas partes não tivessem assegurado a desnuclearização, a cimeira não se realizaria. É que uma cimeira a dois tem obrigatoriamente que correr bem, sob pena de não passar de uma pantomina.

 

Que mais podem os Estados Unidos pedir?

Possivelmente, Trump vai preocupar-se em insistir na democratização do país. Mas não é nada provável que Kim Jong-un lhe venha a fazer a vontade. Pelo menos de imediato. Até porque o país, que se saiba, não está preparado para um embate do género de um dia para o outro. Possivelmente, a abertura far-se-á em primeiro lugar pelo lado económico e só mais tarde pelo lado social.

 

E depois da cimeira?

Depois ficam as duas Coreias novamente sozinhas e será o seu relacionamento que irá permitir aos observadores e analistas perceberem para onde vai o futuro da península. A possibilidade mais remota é a da criação de um país único, mas ninguém acredita que esse seja um cenário possível, pelo menos para já. O estabelecimento de relações diplomáticas e comerciais entre os dois lados do paralelo 38 será o cenário mais provável. Do lado do norte, têm chegado notícias de que o país está a preparar a abertura ao turismo – sempre com investimentos liderados pelo Estado, o que pode dar sinal de que o regime poderá mesmo abrir-se ao estrangeiro. Em dúvida está ainda o papel que a China assumirá depois da cimeira.

 

Qual poderá ser esse papel, o da China?

Para os analistas, a cimeira só acontece porque a China insistiu com a Coreia do Norte. A China é, por outro lado, o mais importante parceiro do regime de Kim Jong-un, nomeadamente em termos económicos. Ou seja: quando a cimeira acabar, Trump regressará a casa e o ‘show’ será encerrado. Será nessa altura que a China começará a trabalhar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.