[weglot_switcher]

Respostas rápidas. Saiba o que se está passar em Davos

O tema escolhido para a edição deste ano é “Criar um Futuro Partilhado num Mundo Fraturado”. Estarão presentes 3.000 convidados (dos negócios à sociedade civil) e esperam-se 400 sessões de debates.
  • epa06467144 Klaus Schwab, Founder and Executive Chairman World Economic Forum speaks from the podium as Narendra Modi, Prime Minister of India, and Alain Berset, President of the Swiss Confederation listen, on the opening day of the 48th annual meeting of the World Economic Forum, WEF, in Davos, Switzerland, 23 January 2018. The meeting brings together enterpreneurs, scientists, chief executive and political leaders in Davos January 23 to 26. EPA/GIAN EHRENZELLER
23 Janeiro 2018, 11h46

O tema escolhido para a edição deste ano é “Criar um Futuro Partilhado num Mundo Fraturado”. Estarão presentes 3.000 convidados (dos negócios à sociedade civil) e esperam-se 400 sessões de debates.

O que vai ser discutido?

Este ano, o fórum, que decorre entre 23 e 26 de janeiro, vai debater temas como a segurança internacional, o meio-ambiente e a economia global. O tema escolhido é “Criar um Futuro Partilhado num Mundo Fraturado”. “O nosso mundo tornou-se divido ao aumentar a concorrência entre nações e divisões dentro das sociedades. No entanto, a grande escala dos desafios que nosso mundo enfrenta torna a ação concertada, colaborativa e integrada mais essencial do que nunca. A reunião anual pretende superar essas falhas reafirmando os interesses compartilhados entre as nações e o crescimento inclusivo “, disse o professor Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum.

Quem vai estar presente por Portugal?

O primeiro-ministro António Costa já confirmou a presença neste encontro dos poderosos. Também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, e o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, são outras personalidades que vão marcar presença.

Quem são os líderes internacionais?

Dez chefes de estado ou de Governo de África, nove do Médio Oriente e norte da África e seis da América latina estão confirmados, juntando-se aos líderes ocidentais, como o Presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-ministra britânica Theresa May. O secretário-geral da ONU, António Guterres, será outro dos nomes presentes, bem como Donald Trump. “Penso que Macron discursará com grandiosidade”, argumenta o diretor da Chatham House, Robin Niblett, em declarações à Reuters. “Ele não vai falar apenas da Europa. Tentará fazer passar a Europa como a protetora do mundo livre.”

O que vai dizer o presidente norte-americano?

Nesta conferência Donald Trump vai defender a política económica norte-americana, de acordo com a Casa Branca. É a segunda presença de um Presidente dos Estados Unidos em Davos, depois do democrata Bill Clinton, em 2000. Durante os mandatos de Barack Obama, de 2009 a 2017, os Estados Unidos estiveram representados pelo vice-presidente Joe Biden e pelo secretário de Estado John Kerry. “Nos EUA ele pode contar com o apoio de 40% da população”, diz Ian Bremmer, o presidente da conhecida empresa de consultoria Eurasia Group e um participante habitual da cimeira. “Entre a malta de Davos, esse número está mais próximo dos 5%”.

O que marcou a edição do ano passado?

Na edição de 2017, uma das figuras em destaque foi o presidente da China, Xi Jinping, que respondeu indirectamente à retórica do, então, presidente eleito dos Estados Unidos. Xi Jinping dirigiu o seu discurso a Donald Trump avisando na altura que não há vencedores numa eventual guerra comercial promovida por Trump. Na intervenção, o presidente da China sustentou que “ninguém emergirá vencedor numa guerra comercial” e, em sentido contrário às indicações que vêm sendo dadas por Trump, Xi Jinping apelou à “cooperação” dos líderes mundiais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.