[weglot_switcher]

Restrições de horários podem acabar já no próximo fim de semana, diz Marques Mendes

“Ao que apurei, os peritos vão fazer uma proposta ao Governo, que em princípio deverá ser aceite. Não é acabar com todas as restrições, não é acabar com a máscara, o distanciamento ou com a lotação em alguns estabelecimentos. Não é isso”, disse o comentador.
26 Julho 2021, 10h05

As restrições horárias podem vir a terminar já no próximo fim de semana, uma vez que “é com esta proposta que os especialistas vão avançar na reunião do Infarmed”, disse o comentador Luís Marques Mendes em artigo de opinião no “Jornal de Negócios”. O ex-presidente do PSD adiantou que esta medida é “quase certa”.

A ideia será acabar com as restrições horárias atualmente existentes nos espaços de restauração, cultura e também terminar com o recolher obrigatório. “A ideia é apostar cada vez mais nos certificados Covid. No teste ou na vacinação”, adiantou no seu espaço de comentário habitual.

“Ao que apurei, os peritos vão fazer uma proposta ao Governo, que em princípio deverá ser aceite. Não é acabar com todas as restrições, não é acabar com a máscara, o distanciamento ou com a lotação em alguns estabelecimentos. Não é isso”, referiu o comentador no domingo. Luís Marques Mendes assegurou que se tratam das restrições horárias. “As limitações horárias nos restaurantes, nos teatros, nos espetáculos, nas lojas comerciais. Mesmo até o fim do recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 horas”, explicou.

A segunda medida que poderá marcar a reunião do Infarmed, apesar de, segundo Marques Mendes, ainda se encontrar em “apreciação” é o fim das restrições com base na incidência. “Podem acabar as decisões de restrições em função da incidência, concelho a concelho. É outra das questões a tratar no Infarmed. Mas, nesta questão, os peritos estão divididos”, assumiu o ex-presidente do PSD.

De relembrar que a ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tem remetido possíveis alterações para a reunião do Infarmed. “As decisões que o Governo tomará sobre as regras futuras serão tomadas depois da reunião da próxima terça-feira e não faz sentido estar aqui a antecipar as decisões”, disse Mariana Vieira da Silva durante o último briefing do Conselho de Ministros, onde não foram anunciadas novas medidas. De relembrar que também a reabertura dos bares e das discotecas será avaliada pelo Governo após a reunião de amanhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.