[weglot_switcher]

Resultados da Parpública somam 14,4 milhões no primeiro semestre

A holding do Estado teve lucros consolidados de 14,4 milhões e 23,3 milhões a nível individual. “Perspetiva-se o acompanhamento de diversos dossiês relevantes em curso na Parpública, onde se destaca o acompanhamento do processo de reestruturação da TAP, bem como as incumbências que foram atribuídas à Parpública no domínio da reprivatização da Efacec Power Solutions, SGPS”, refere a empresa no âmbito das perspetivas para o segundo semestre.
  • Getty Images
30 Setembro 2020, 22h10

A holding do Estado Parpública divulgou as contas consolidadas do Grupo relativas ao 1º semestre de 2020, registando um resultado líquido de 14,4 milhões de euros.

Em comunicado a empresa diz que este resultado positivo é obtido apesar do impacto significativo resultante da pandemia da Covid-19, o qual afetou, de forma reconhecida, a atividade e o desempenho da grande maioria empresas participadas.

A dívida financeira consolidada do Grupo ascendeu no final do primeiro semestre aos 3,4 mil milhões de euros, mantendo-se praticamente inalterado face à situação a 31 de dezembro de 2019, revela a Parpública.

No caso das contas da Parpública a nível individual, o lucro ascendeu aos 23,3 milhões, “resultado de um reforço do acompanhamento articulado da atividade e do desempenho das participadas”.

O endividamento da Parpública ascendeu a 1,5 mil milhões de euros no final do 1º semestre de 2020. “A redução do endividamento nos últimos anos, com a correspondente diminuição dos encargos com a dívida – os quais ascenderam aos 25,3 milhões no período em análise, contra 32,7 milhões do semestre homólogo de 2019 –, comprovam a adequação da estratégia implementada”, refere a empresa. A autonomia financeira manteve-se elevada, da ordem dos 60%, “o que constitui um nível adequado para uma holding com as características da Parpública”. Isto apesar do decréscimo de 278 milhões de euros do capital próprio do Grupo, aproximadamente 5% do total, “motivado pela significativa queda que os mercados de capitais registaram devido à pandemia de Covid-19, não compensada pelos resultados positivos que foram alcançados”, refere o comunicado.

Para o segundo semestre mantem-se o objetivo de reduzir o endividamento, tendo já sido reembolsado, no passado dia 22, um empréstimo obrigacionista no montante de 500 milhões de euros, avança a entidade.

Em paralelo, “perspetiva-se o acompanhamento de diversos dossiês relevantes em curso na Parpública, onde se destaca o acompanhamento do processo de reestruturação da TAP, bem como as incumbências que foram atribuídas à Parpública no domínio da reprivatização da Efacec Power Solutions, SGPS”, refere a empresa no âmbito das perspetivas para o segundo semestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.